segunda-feira, setembro 20, 2010

Roda de diálogo sobre saúde

Na última sexta (17), estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Higina participaram de uma roda de diálogo sobre saúde.
A atividade foi mais uma ação do Projeto Educação (con) Vivência Integral e envolveu diretamente profissionais da Unidade de Saúde da Família do Roger e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSi – Cirandar, parceiros do Projeto. O grupo de intercâmbio de crianças e adolescentes da manhã do mesmo projeto participará dando aquela animação e colaborando com o apoio à atividade.
Em sala, alunos tiram dúvidas sobre questões de saúde.
Apresentação cultural: Oficina de Música da Casa Pequeno Davi
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso

Sapateando e construindo cidadania

17 crianças do Setor Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi participaram, no dia 17 de setembro, em Lucena, de um intercâmbio entre grupos que particam sapataeado.
A proposta da atividade era promover a troca de experiências entre os participantes através de duas oficinas: a primeira 'construindo um espetáculo' e a segunda 'construindo cidadania' através da arte lúdica. As crianças foram acompanhadas pelos educadores.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

A arte que começa na Casa

Na última sexta-feira (17) ocorreu a II Mostre o seu Talento promovido pelo O Sebo Cultural de João Pessoa no Centro Cultural São Francisco. A Mostra contou com a participação de artistas paraibanos que expuseram seus quadros sob tema livre. A Casa Pequeno Davi teve o prazer de ter dois dos seus alunos, Douglas e Wanderley Nascimento participando do evento com suas obras. Wanderley Nascimento foi classificado na Mostra e teve seu trabalho reconhecido como um dos melhores.
Sobre a participação dos adolescentes na Mostra, o coordenador e educador da Oficina de Artes Visuais da Casa, Ilson Moraes, afirmou que se sente gratificado por ver seu trabalho junto aos alunos dando frutos. O educador é um dos grandes incentivadores para que os jovens invistam em sua carreira artística. Ele faz questão de participar de vários eventos e de levar consigo seus alunos. Para ele esta é uma forma de concretizar e estimular o trabalho artístico dos seus alunos.
O jovem Wanderley, por exemplo, tem participado de feiras, bienais, mostras culturais, exposições. Ao ser entrevistado, o jovem afirmou que esta é uma maneira de ele ter contato com outros artistas, ter contato com novas técnicas artísticas, ver o que anda sendo produzido e assim aprimorar a sua arte. O jovem tem 18 anos e há dez anos participa da Casa. Introspectivo e dono de um talento admirável, sonha em seguir a carreira artística e fazer da arte seu meio de vida.
Para o arte-educador, trabalhar com as artes visuais é valorizar a espontaneidade, a criatividade e a vivência do aluno, pois através disso vai se construindo o perfil artístico de cada um. E assim entre a preferência de cores, motivos como lagartixas, galos, casarios, igrejas, figuras humanas e buscando a forma através da argila, transformando-a em máscaras e objetos de cerâmica, os alunos da Oficina conseguem deixar um sólido registro de sua passagem pela Casa Pequeno Davi. Na sala da Oficina e pela Casa há telas, esculturas, objetos de cerâmica feitas pelos próprios alunos e que dão um ar especial ao lugar. Para ele o ato de criar torna a vida das crianças e adolescentes mais lúdica e com uma melhor visão do belo. Esta é sua grande recompensa. Para nós da Casa também é nossa grande recompensa. Parabéns aos dois alunos!
Emilayne Souto
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequendavi@gmail.com Fotos: David Quirino

Saúde da mulher é tema de encontro

O Encontro vai discutir a saúde da mulher e oferecer serviços no Roger Discutir assuntos da saúde como cuidados com o corpo, sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) é o objetivo do Encontro sobre Saúde da Mulher que será realizado no dia 25 de setembro, na Casa Pequeno Davi, Rua João Ramalho, 195 – Roger.
O evento é uma promoção da Cunhã Coletivo Feminista, em parceria com a Casa Pequeno Davi e o Distrito Sanitário IV. A atividade é financiada pela Fundação Ford e recebe o apoio local dos projetos Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos e Juntos pela Educação (Educação (con) Vivência Integral), desenvolvidos em parceria com instituições que atuam na comunidade do Roger. Segundo a organização do encontro a 25 de setembro. Vamos conversar sobre saúde, cuidados com o corpo, sexualidade, prevenção das DST e outros temas.
Durante a atividade haverá a distribuição de preservativos, exames citológicos com as três equipes do Programa da Saúde da Família do Roger. Serviço: Encontro sobre Saúde da Mulher Data: 25 de Setembro de 2010 (sábado) Horário: 8h30 às 16h Local: Casa Pequeno Davi - Rua João Ramalho, 195 - Roger Informações: 3241-5916 (Cunhã Coletivo Feminista) / 3241-5263 (Casa Pequeno Davi)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Unicef promove seminário sobre drogas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em ação articulada com as Secretaria de Estado da Saúde/Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) de Pernambuco, promove dia 22 de setembro de 2010, o Seminário DROGAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: Cenários e Alternativas para a Construção de Ações Integradas.
O Objetivo do encontro é compreender o contexto e implicações do uso das drogas na infância e adolescência e construir referências para transversalidade do tema no âmbito do trabalho realizado pelo UNICEF e parceiros nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
O Seminário vai contar com a participação de especialistas e gestores considerados estratégicos para uma melhor aproximação técnica com o tema e a qualificação do debate, tendo como foco a efetivação do cuidado às crianças e adolescentes.
O evento será realizado no Park Hotel. Rua dos Navegantes, número 09. Boa Viagem, Recife. Pernambuco, das 08h30 às 17h30.
Informações: 81-3059-5700/04/08.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com