terça-feira, setembro 19, 2006

Entrevista com José Luiz, voluntário da Casa

De educando a voluntário... Aos 19 anos, José Luis Neves do Nascimento (Luizinho) cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity. Nasceu em João Pessoa e desde sua infância mora no bairro do Roger. Em relação aos estudos tem duas profissões que gostaria de seguir: Comunicação Social (Jornalismo) ou Biblioteconomia, duas áreas com as quais tem se familiarizado a partir da experiência, como voluntário, na Casa Pequeno Davi. Na Casa Pequeno Davi tem uma vivência anterior, pois ter participado como educando da oficina de Ludo-Pedagógico dos 7 aos 11 anos de idade.
Joelma: O que a Casa Pequeno Davi representou pra você nos 4 anos em participou da oficina de Ludo-pedagógico?
Luizinho: Trouxe-me conhecimentos, sabedoria, paz no coração, comunicação com as pessoas, respeito mútuo entre outras coisas.
Joelma: Por que tornou-se voluntário da Casa?
Luizinhorque adorei muito passar pela Casa Pequeno Davi e sentir muita saudade, mas eu já tinha 18 anos e não sabia como voltar para ela, e não estava lembrando do trabalho voluntário. Quando lembrei resolvi me inscrever para ter a experiência no desempenho do trabalho exclusivamente por amor. E quem sabe um dia eu possa me tornar um educador da Casa.
Joelma: O que você tem aprendido com a experiência de voluntário?
Luizinho: É o seguinte, a CPD já tinha me ensinado várias coisas boas em minha vida e o que eu já tinha aprendido eu só fiz colocar em prática no trabalho voluntário e aprendi também que a experiência de voluntário não é fácil, mas para ser facílimo em minha vida ou de qualquer pessoa é só trabalhar por amor que você consegue.
Joelma: Como tem sido a experiência na Difusora Comunitária?
Luizinho: Ótima, porque estou atuando na área que mais gosto, ou seja, quando eu terminar os meus estudos penso em estudar Comunicação Social (Jornalismo) e graças a Deus e a CPD eu já estou tendo um pouco de experiência na área.
Joelma: Qual tem sido o estilo de programa que você tem apresentado na Difusora?
Luizinho: Sempre falo nos programas para que a comunidade compareça a Difusora, porque a sua presença ajuda a melhorar o desenvolvimento da programação. Como a Difusora está a serviço da comunidade informamos sempre que o espaço está aberto para convites, notas de utilidade pública, etc. A rádio comunitária pertence à comunidade. Sem a comunidade ela não funciona.
Joelma: Você pensa em estudar jornalismo. A experiência na Difusora te estimulou?
Luizinho: Sempre me fazem essa pergunta. Não é só por isso. O gosto de estudar jornalismo vem desde pequeno. A Casa Pequeno Davi e a Difusora Comunitária estão me ajudando muito e me incentivando a realizar esse grande sonho. E você nunca deve desistir dos seus sonhos, que um dia ele se tornará realidade seja qual for.
Joelma: Quais seus maiores sonhos ou desejos?
Luizinho: Em relação aos estudos, o meu maior sonho é concluir o ensino médio. Estou no 1º ano. E me formar na área que mais gosto, que é jornalismo. O desejo que eu tenho é que todos os meus amigos tenham algum objetivo na vida, porque nem todos os meus colegas tiveram essa mesma sorte. Alguns estão no mundo das drogas, presos e outros que já se foram desse mundo. Também desejo sorte para aqueles que gostam e que não gostam de mim.
Joelma: O que você diria como estímulo ou incentivo para quem quer conhecer e ajudar o trabalho da Casa Pequeno Davi?
Luizinho: Venha pelo menos conhecer a instituição. Porque só pela sua presença a Casa já fica feliz. E em relação a qualquer tipo de doação, não importa a quantidade, o pouco doado de coração, vale mais que o doado sem boa vontade.
Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi (83) 241-5263