sexta-feira, março 12, 2010

Crianças visitam a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

Durante o mês de março, o tema das atividades com crianças, adolescentes e familiares é: Quem somos nós? Respeitando a Diversidade...Direitos humanos.
Conhecer na prática o que eles e elas já conversam com a educadora em sala. Como funcionam os espaços de políticas publicas que existem no município? Como acionar, quando? O que os espaços oferecem ou realizam? São perguntas que as crianças fazem nos momentos de discussão sobre os direitos de crianças e adolescentes, de mulheres, de negros, de índios, enfim direitos humanos.

Para responder às perguntas das crianças, a educadora Edna Lopes incluiu na sua metodologia de ensino-aprendizagem visita in loco à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa. No dia 11 de março, os grupos (manhã e tarde) foram recebidos por Lígia de Freitas, assessora da área temática Educação não sexista, não racista e não homofóbica. Para a educadora Edna esse tipo de atividade ajuda a criar na criança e no adolescente a consciência de que os direitos podem ser reivindicados na prática nos espaços conquistados pela sociedade. "Além de fazer parte dos eixos de ação da entidade, oportunizar o acesso às informações sobre os direitos desde a infância", disse Edna. A atividade também foi uma forma de fortalecer o trabalho com o tema diversidade na escola de forma dinâmica e participativa.

As crianças tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. Algumas perguntas feitas pelas crianças durante o encontro com Lígia: Como a Secretaria ajuda as mulheres? Quais são os direitos da mulher? Por que o homem dá na mulher? Por que existe a Lei Maria da Penha?

A partir do diálogo saiu como resultado o terceiro artigo para a construção coletiva do contrato de convivência do grupo: "Meninos e meninas têm direitos e deveres iguais. Portanto ambos os lados devem se respeitar com gentiliza".

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com