quinta-feira, maio 13, 2010

Projeto "Leitura na Rede"

Surge na Região Metropolitana de João Pessoa mais uma iniciativa que vem beneficiar crianças e adolescentes. É a chamada “Leitura na Rede”, que consiste na união de 05 entidades em prol do desenvolvimento de leitura.
No final de dezembro de 2009, o Instituto C&A divulgou um edital para a seleção de projetos para a constituição de polos de leitura no âmbito do programa Prazer em Ler. Foram selecionadas 73 instituições voltadas à educação de crianças e adolescentes, que foram reunidas em 15 polos de leitura.
Temos a como organização proponente: Aldeias Infantis SOS Brasil – João Pessoa (PB) e como demais integrantes: Conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand – Bayeux (PB); Associação Educativa Livro em Roda (Aeler) – Conde (PB); Casa Pequeno Davi – João Pessoa (PB); Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá) – Lucena (PB).
O programa Prazer em Ler foi criado em 2006, com o objetivo de promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil. As cidades que contarão com esta iniciativa, além das cidades paraibanas são: Rio de Janeiro (RJ), Recife/Olinda (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Luiz (MA), Salvador (BA), São Paulo (SP), Guaratinguetá (SP), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Natal/Parnamirim (RN) e Paraty (RJ).
Ações como estas mostram que instituições da sociedade civil e escolas públicas, juntas, podem construir um Brasil leitor e transformar a face de um país.
_________________________ Ana Raquel de Oliveira França Coordenadora Pedagógica - Casa Pequeno Davi
Assessoria de Comunicação -3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

18 de Maio

Comunidade se mobiliza no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
A Casa Pequeno Davi, através do Setor Casa Menina Mulher, juntamente com a Rede Amiga da Ilha do Bispo vai promover uma Campanha de Enfrentamento a Violência sexual de crianças e adolescentes com uma programa durante a semana (10 a 14) alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. Além da Casa Menina Mulher, participam da rede de articulação da campanha: CRAS, ARCA, PSF’s, escolas municipais Frutuoso Barbosa e Peregrino Carvalho e a Escola Estadual Raul Machado.
Segundo a assistente social da Casa Pequeno Davi, Adriana Oliveira, as atividades propostas terão a adesão das famílias, crianças e comunidade em geral, o que é fundamental para que as ações atinjam resultados positivos.
“As famílias serão mobilizadas para participar efetivamente da campanha, especialmente da exibição do vídeo e da caminhada (12 e 14, respectivamente), para a qual todos estão convidados a participar usando camiseta branca”, explicou Adriana.
Programação
DIA 10 – CRAS no PSF (manhã); PSF na E. E. Raul Machado (manhã). DIA 11 – ARCA na E. M. Peregrino de Carvalho (manhã) e ARCA na E. M. Frutuoso Barbosa (tarde). DIA 12 – A rede com as famílias assistidas por estas entidades na E. E. Raul Machado para um vídeo-debate, às 14 horas. DIA 13 – Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher com o PETI na ARCA para uma roda de diálogo (tarde). DIA 14 – Caminhada com toda a rede e a comunidade a partir das 08 horas, com concentração no CRAS - Ilha do Bispo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com