segunda-feira, agosto 30, 2010

Visita para troca de experiências

Contadores de histórias e coordenadores do Pólo de leitura das Aldeias SOS, Casa Pequeno Davi, Projeto Beira da Linha (JP), Associação Livro em Rodas (Conde), Escola Municipal Assis Chateaubriand (Bayeux), Apóitchá (Lucena) realizaram visita para conhecer experiências de ações de incentivo à leitura em Caruaru (PE), nos dias 27 e 28 de agosto.
A atividade começou com a visita à Secretaria de Educação do Município de Caruaru. “O grupo teve uma grande receptividade por parte por parte de representantes da Secretaria”, disse Ana Raquel, coordenadora pedagógica da Casa Pequeno Davi. Outro momento da viagem foi a visita ao Museu do Cordel, que abriga um acervo de literatura em Cordel, Xilogravura onde o grupo teve a oportunidade de ouvir declamação de cordéis dos Mestres Paulo Pereira e Olegário Fernandes Filho. Depois da visita ao Museu, o grupo foi conhecer a Escola Municipal Prof. Kermógenes Dias de Araújo, campo de atuação da Bagulhadores do Mio que tem como missão, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de grupos em situação de vulnerabilidade e para o desenvolvimento sustentável buscando a efetivação dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
“Nesta escola fomos conhecer o Projeto Escola Leitora que tem como objetivo contribuir com a formação de leitores (as) literários no âmbito da escola pública, através da re-significação das Bibliotecas Escolares. Este Projeto é uma experiência piloto que se iniciou desde 2007 e atualmente se desenvolve em 19 escolas do município”, explicou Ana Raquel. Até 2012 é compromisso da Secretaria de Educação fazer com que todas as escolas municipais nas áreas urbanas e rurais tenham do município tenham Bibliotecas Escolares Vivas.
No dia 28 o grupo visitou a Biblioteca Multicultural Nascedouro, um espaço cultural de leitura e convivência, inaugurado em outubro de 2000 e gerenciado por jovens estudantes e amantes da leitura e da arte-educação como forma de desenvolvimento humano, localizado no bairro de Peixinhos, no limite dos territórios de Olinda e Recife. Atualmente a Biblioteca está instalada numa das dependências do antigo matadouro de Peixinhos, hoje denominado Nascedouro.
História
Em abril de 2007, um grupo de quatro bibliotecas comunitárias, entre elas duas parceiras do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, começaram a se encontrar uma vez ao mês, inicialmente com a perspectiva de auto-formação a partir da leitura e discussão de textos teóricos sobre as temáticas voltadas à formação de leitores, já que tinham consciência dessa necessidade.
A visita terminou na Livraria Cultura, no centro do Recife para aquisição de títulos para os acervos das salas de leitura das instituições salas de leitura. “Voltando para casa além de livros e experiências, trouxemos a esperança de que o Brasil está sendo reescrito por autores antes esquecidos”, concluiu Ana Raquel.
Conheça as experiências citadas visitando: http://www.agulhadoresdomio.org.br/ rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com