segunda-feira, novembro 30, 2009

Capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado

Começa primeira rodada de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado
Do Semiárido, 132 municípios paraibanos aderiram ao Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e começam esta semana o processo de capacitação rumo à certificação internacional. Souza, Campina Grande e João Pessoa, 01 a 04 de dezembro – Com o slogan
“O mundo inteiro vai ver o seu município com bons olhos”
começa a nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado. A primeira rodada de capacitação acontece esta semana em três municípios: Souza (1/12), Campina Grande (3/12) e João Pessoa (4/12). Divididos em três polos, os 132 municípios, estarão representados pelos articuladores locais e presidentes de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
“Tivemos mobilização de 132 municípios da Paraíba no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. É uma grande promoção articulada pelos direitos das crianças e adolescentes de Pernambuco. Cada uma delas requer cuidados e atenção integral do município e é neste campo que se insere o Selo ao promover a saúde, a educação e a proteção integral , com muita participação social. Os prefeitos e prefeitas estão de parabéns pelo compromisso”, comenta Salvador Soler, coordenador do escritório UNICEF Recife, que atende Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
A partir da primeira rodada de capacitação, que começa esta semana, os municípios irão participar de um ciclo de encontros e atividades durante os próximos três anos. O objetivo é provocar uma ampla mobilização local para garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes. Por um lado, os municípios serão estimulados a conhecer, debater, monitorar e avaliar seus indicadores na área de Saúde, Educação, Proteção. Por outro lado, serão promovidas atividades de participação social ligadas a temas como Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial; Educação para a Convivência com o Semiárido; e Esporte e Cidadania. Ao final do trabalho, em 2012, os municípios serão avaliados e aqueles que mais se destacarem serão certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado.
“Os objetivos do Selo estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, portanto, os municípios envolvidos estarão contribuindo para o Brasil alcançar este compromisso internacional”, destaca Salvador Soler. A iniciativa conta com o apoio da Petrobras e é a contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, completa o coordenador.
O que é o Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Lançado no Ceará, há 10 anos, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do UNICEF ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado e os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas. O Pacto do Semiárido conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger(-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial.
---------------------------------------- Municípios participantes na Paraíba – Edição 2009-2012
Polo 1 - Sousa - 37 municípios - Data: 01 Dezembro 2009
Polo 2 - Campina Grande - 60 municípios - Data: 03 dezembro 2009
Polo 3 - João Pessoa - 35 municípios - Data: 04 dezembro 2009
(Texto: Comunicado de imprensa enviado pelo Unicef)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Inscrições abertas

II Seminário de Direitos Humanos relativos à criança e ao adolescente.
03 e 04 de dezembro, no Sebrae.
Inscrições e informações: www.direitodacrianca.com.br
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com