terça-feira, agosto 11, 2009

Saúde em discussão

"Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde". É o que diz o primeiro dos seis princípios básicos de cidadania.

Com o objetivo de aprofundar mais as questões sobre o Marco Legal da Sáude a Casa Pequeno Davi realizou, no dia 10 de agosto, uma formação para os(as) educadores(as) com a assessoria da assistente social Tatiany Fernandes e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa Jailson Vilberto Sousa e Silva.
A saúde é uma política pública, portanto de responsailidade dos gestores públicos. Mas também precisa do controle da sociedade civil através da participação nas instâncias que promovam e facilitam o acesso a este direito. A formação possibilitou a troca de informações sobre o conceito, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é o “ Estado de completo bem – estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença". A história da saúde no Brasil e ainda aspectos legais como controle social o que e sua importância para a efetivação do direito à saúde.

A teia de participação para que a saúde seja um direito e com qualidade tem início em cada um(a) de nós.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes