quarta-feira, agosto 18, 2010

Convivência com proteção e sem dengue!

Comunidade do Roger mobilizada na luta contra a dengue pr0moveu caminhada pelo bairro nesta quarta-feira, dia 18 de agsoto.
Com a certeza que adoecer está fora de moda e que vale o velho dito "é melhor prevenir que remediar" que as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e a Rede Local do Roger/Varadouro articuladas pelo Projeto Educação: (con) Vivência Integral organizou uma semana de ações preventivas em virtude da grande incidência de casos da doença.
Nesta quarta(18), cerca de 200 pessoas, entre crianças/adolescentes/educadores-as/técnicos-as de várias instituições sociais (USF’s I, II e III, Império do Samba, Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi, escolas Ana Higina, João Coutinho, Santos Dumont), se uniram na caminhada contra a dengue.
Devidamente uniformizadas como um esquadrão que se preza, munidas da capacidade de convencimento e apitando sem parar, para chamar atenção da população e espantar o mosquito, a turma seguiu pelas ruas do Roger numa alegre e significativa panfletagem /sensibilização em que ecoou o “Xô Dengue!”
E o combate não para!
Internamente nas instituições o tema entrou em pauta para a construção de cartazes, músicas, apresentações, sobretudo atitudes contra o mosquitinho inconveniente e para um reencontro com representantes nas USF’s I e II que será realizado na sexta-feira, 20 de agosto.
O combate ao mosquisto e aos focos de larvas depende da ação de cada um/a/: • Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada. • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. • Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. • Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água. • Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água. • Encham de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. • Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. • Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo. • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva. • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
A caminhada percorreu várias ruas do bairro, inclusive os que mais inspiram cuidados em relação à proliferação do mosquito, como a Comunidade do "S".
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Helioeny Carvalho e Rose Veloso

Parceria pelo meio ambiente

A Casa Pequeno Davi recebeu a visita do diretor do Parque Arruda Câmara com objetivo de fechar parceria com projeto na área do meio ambiente.
Nesta terça-feira(17) a coordenadora Cláudia Costa e o articulardor político Mirley Jonnes conversaram com o diretor do Parque Arruda Câmara (Bica), Edilson Lima e a técnica de projetos da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), Vivian Maitê. A visita foi para sinalizar a aprovação de um projeto elabora em parceria com a Casa para formação de condutores ambientais para o Parque, com jovens da comunidade Asa Branca do Roger. O projeto surge como uma estratégia de aproximar a comunidade e o Parque, e assim melhorar a qualidade de vida da população e a preservação do Parque.
De acordo com Mirley Jonnes o projeto é motivado pelo desafio da convivência preservadora com as comunidades do entorno da Bica, a exemplo da Asa Branca.
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Claudio Angehrn

Convivência cruzada

O Projeto Educação: (con) Vivência Integral recebeu a visita de Cláudia Falsetti membro do Comitê Técnico do Juntos Pela Educação (formado pelos Institutos C&A, Arcor e VITAE) para uma atividade de monitoramento/ acompanhamento do Projeto.
A visita de Cláudia se estendeu aos demais Projetos na Paraíba (Cata Aqui, Cata Acolá, Vamos Juntos Transformar, Rede de Saberes, Crer e Ser em Tempo Integral, Roda Rede: Prevenção, Letramento e Inclusão Social). Enquanto Cláudia visitava os projetos paraibanos, os projetos de São Paulo recebiam Lorenzo Delaini, técnico dos projetos na Paraíba.
A terça-feira (17) ficou marcada por momentos de descontração, troca de informações e experiências, planejamentos e sonhos (reais) coletivos de convivência e educação integral para crianças, adolescentes, jovens, familiares, educadores/as, técnicos/as e gestores/as do polo Varadouro/Roger. Na Convivência Cruzada, Cláudia começou o dia ouvindo histórias, na EMEF Frei Afonso, em nossa experiência de incentivo à leitura com o apoio do Projeto Polo de Leitura: Leitura na Rede. Ainda de manhã esteve na Casa Pequeno Davi para o intercâmbio de crianças/adolescentes e familiares e brindou o grupo com rica troca de experiências dos Projetos que acompanha. À tarde no Centro Cultural Piollin, uma das 14 instituições do Projeto foram discutidos pontos do projeto apontando erros e acertos da caminhada e perspectivas de futuro da Rede Local.
“Momentos como esses servem para reenergizar e fortalecer o pensamento que o caminho se faz ao se caminhar e que esse caminhar precisa ser cuidadoso/planejado e inclusivo para todos/as que integram o processo e que tem saberes e sabores diferentes”, afirmou Rose Veloso.
Assessoria de Comunicação - 3241- 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso