sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Anne Heitmann visita Casa Pequeno Davi

Casa Pequeno Davi recebe visita de representante da comunidade luterana de Mannheim na Alemanha

Anne Heitmann, à esquerda, Ana Raquel e Dimas, da coordenação da CPD, à direita

Casa Pequeno Davi recebeu, no 10 de fevereiro, a visita da pastora da Igreja Luterana da cidade de Mannheim, na Alemanha, Anne Heitmann. Anne, que já morou no Brasil, veio visitar os trabalhos da Casa Pequeno Davi e fortalecer as relações de parcerias já estabelecida com a sua comunidade há mais de dez anos. Anne Heitmann trouxe novo material produzido pelas crianças da Igreja Luterana durante o mês de Dezembro de 2005. Desta vez, a exposição é de bonecos de pano, estilo fantoche, feitos por crianças de 4 a 8 anos. Os bonecos enviados às crianças da Casa Pequeno Davi fazem parte de um costume do tempo do advento alemão. Ao ser presenteado a alguém está a enviar-se proteção, alegria e esperança para a outra pessoa.

Segundo Cláudia Costa, coordenadora geral da Casa Pequeno Davi, a relação entre a Alemanha e a Casa Pequeno Davi foi iniciada em 1993. Os integrantes da Paróquia da Graça da Igreja Luterana de Mannheim sensibilizaram-se com a problemática das crianças em situação de pobreza do Brasil e passaram a contribuir com o projeto. Desde então, iniciou-se o intercâmbio cultural entre as duas instituições.

Foto de Família, com elementos da oficina de musica e percussão da CPD
Nestes 12 anos de intercambio já foram realizadas algumas exposições de trabalhos das crianças e adolescentes dos dois países. O objetivo, segundo Anne Heitmann, é fortalecer e animar o intercâmbio entre a Paróquia da Graça, em Mannheim e a Casa Pequeno Davi.
Em 2001, o tema escolhido pelas crianças e adolescentes das duas instituições foi “A cidade ideal”. O resultado da iniciativa foi a realização de uma série de trabalhos de colagem, desenhos e fotografias elaborados por mais de 200 crianças e adolescentes. Eles mostraram de maneira crítica as condições sociais em que vivem e as que desejariam viver. As questões mais preocupantes para as crianças e adolescentes são as relacionadas ao meio-ambiente, ao lixo, ao trânsito, ao espaço reservado aos animais e às brincadeiras e lazer. As crianças e adolescentes mostraram como seria a cidade ideal. Para participar do projeto é preciso que as crianças e adolescentes estejam frequentando a escola pública.

Fotografia: Marco Francisco

Assessoria de Comunicação da CPD R- João Ramalho, 195 – Roger Fone: 3241-5263 e 9992- 4137 www.pequenodavi.org.br e casapequenodavi@terra.com.br

Matriculas 2006 na Casa Pequeno Davi

Decorreram nos dias 9 e 10 de Fevereiro as matriculas na Casa Pequeno Davi. As estagiárias do ISMT na CPD, participaram e colaboraram em todo o processo tendo a primeira oportunidade de contacto com as pessoas responsáveis pela inscrição e respectivo acompanhamento da criança durante o ano. Cada responsável assinou um termo de compromisso/responsabilidade a fim de participar nas reuniões temáticas a desenvolver mensalmente na Casa do Pequeno Davi.

Nota: Posteriormente será efectuado um levantamento das matrículas de todos os novatos e uma relação do número de crianças que integrará, em 2006, a Casa Pequeno Davi.

Estagiárias do ISMT na CPD participando no processo de matriculas

Crianças a brincar enquanto decorre o processo de matriculas da CPD

Texto: Marco Francisco / Fotografia: Marco Francisco