terça-feira, agosto 24, 2010

Municípios têm até o dia 30 de setembro para realizar o Primeiro Fórum Comunitário

Os municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado têm até o dia 30 de setembro para organizar o Primeiro Fórum Comunitário. O evento, que deverá ser coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o articulador do Selo no município, vai discutir e planejar ações sociais destinadas aos jovens e crianças em cada cidade.
O UNICEF pede a participação de líderes comunitários, religiosos e sindicais, profissionais da saúde, educação e assistência social, comunicadores, artistas, empresários e de todos os outros membros da comunidade que queiram discutir e pensar a situação da infância na região. Também é de extrema importância a presença e participação de adolescentes, crianças e suas famílias, todos devem ter voz na construção de um panorama sobre a realidade da infância nos municípios.
Na ocasião, deverão ser apresentados os indicadores oficiais coletados pelo CMDCA bem como o Diagnóstico Participativo, documento elaborado junto aos adolescentes e crianças de cada cidade que traça o olhar jovem sobre a infância e adolescência na região a partir dos indicadores de Impacto e Gestão do Selo.
Os presentes devem discutir o funcionamento das escolas, acesso e qualidade da saúde, opções de lazer e cultura dentre outras situações determinantes para o desenvolvimento de meninos e meninas de 7 a 17 anos. Críticas e propostas devem ser levadas em consideração e anotadas. Ao fim, a Comissão Pró-Selo, o articulador e a CMDCA organizarão as informações e prioridades para o alcance dos objetivos do Selo em um relatório, de acordo com orientações encaminhadas pelo UNICEF.
Os municípios terão até o dia 30 de outubro para enviar os resultados. Em Bezerros, uma das cidades ganhadoras da última edição do Selo, a movimentação já é grande. Uma reunião na última quarta-feira (12) entre representantes dos município e mobilizadores sociais já definiu a data do Primeiro Fórum Comunitário na cidade. Ele ocorrerá no dia 16 de setembro de 2010, das 9h às 13h, no auditório do CEMAIC. O UNICEF convoca todos os articuladores e representantes dos Conselhos Municipais para seguirem o exemplo, definindo e comunicando suas datas com antecedência e organização.
Para os próximos dez dias, agendaram o Fórum as seguintes cidades:
Pernambuco 24/08 - Ibimirim 25/08 - Aliança, Casinhas, Granito e Surubim 26/08 - Lagoa dos Gatos e Salgadinho 27/08 - Carnaíba, Itapetim, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Tabira e Tacaimbó 31/08 - João Alfredo e Petrolina 01/09 - Santa Cruz
Alagoas 20/08 - Igaci 22/08 - Viçosa 24/08 - Chã Preta 25/08 - Penedo 26/08 - Estrela de Alagoas 31/08 - Mar Vermelho, Poço das Trincheiras e Taquarana 01/09 - Limoeiro de Anadia
Paraíba 20/08 - Bernardino Batista, Nazarezinho, Pombal e São Francisco 21/08 - Bonito de Santa Fé, Junco do Seridó 22/08 - Nova Olinda 24/08 - São João do Rio do Peixe e São José da Lagoa Tapada 25/08 - São José dos Ramos 26/08 - Brejo do Cruz 27/08 - Cabedelo, Carrapateira, Lagoa de Dentro e Monte Horebe 28/08 - Barra de Santa Rosa e Serra da Raiz 31/08 - Sumé e Mari 01/09 - Remígio 02/09 - São Sebastião de Lagoa de Roça 03/09 - Aparecida e Natuba
Por: Lucas Cardim/Via Design/Especial para UNICEF
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com