quinta-feira, outubro 07, 2010

"Costurando arte"

Sim. A arte pode ser costurada, construída. O projeto Costurando Arte realizado pela Casa Pequeno Davi mostra como um trabalho pode ser construído através da arte. Iniciado em 2007 o projeto conta hoje com cerca de 15 mulheres entre 18 e 50 anos da comunidade do Roger e vem desenvolvendo um trabalho de sucesso. No projeto as mulheres aprendem a costurar, bordar, fazer aplicação em tecidos, usar suas habilidades para produzir roupas, brinquedos, chaveiros, etc.

Para Ana Cláudia, que participa do trabalho desde o início, o projeto representa uma atividade que desenvolve as capacidades de cada mulher, mostrando que elas são capazes de produzir lindas peças. O Costurando Arte representa ainda uma renda extra para as envolvidas, pois tudo o que é produzido é vendido e dividido entre elas, funcionando em um sistema de cooperação que vem dando certo.

As peças são vendidas na comunidade e numa lojinha da Casa Pequeno Davi onde ficam exppostos produtos do grupo e do resultado das oficinas permanentes de arte-educação. Mas algumas já ganharam o mundo: foram vendidas em Maceió, na Irlanda e na Suiça. Em 2008 o grupo participou ainda de uma feira de artesanato que houve no Tambiá Shopping, onde fez bastante sucesso.

Exposição no Tambiá Shopping

Um ponto a ser destacado é que as mulheres que participam desse projeto também trazem seus filhos e filhas. Todas as mulheres têm seus filhos envolvidos nas atividades oferecidas pela Casa. Enquanto as mães costuram roupas, lençóis e fronhas, os filhos costuram seus futuros. Uma ótima parceria. Todos costurando e fazendo Arte.

Ducarmo (centro) dá instruções ao gurpo.

Texto: Emilayne Souto

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Acervo Casa