quinta-feira, março 05, 2009

DH e cidadania

A capacitação para educadores(as) aconteceu no dia 04 de março sobre o tema Direitos Humanos e Cidadania. Assessorado pelo professor Francisco Mesquita, o encontro teve como objetivo aprofundar a temática para ajudar no trabalho direito com as crianças, adolescentes e familiares, assim como na intervenção nos espaços de políticas públicas.
Pauta de discusão da oficina: Os fundamentos históricos e jurídicos dos direitos humanos e da cidadania. a cidadania no Brasil: antecedentes e consequências; a Constituição Cidadã de 1988 e o atual ambiente da cidadania: limites e a concepções. Questionamentos, dúvidas, leituras de textos atualizados na área foram subsídios da capacitação.

Com a exposição do material, Francisco Mesquita explicou que hoje a discussão dos direitos humanos é uma questão de discurso. Há diferentes maneiras de falar dos DH's. Assim, precisamos ter claro qual o discurso que nos apresentam sobre os direitos humanos e a cidadania.

Em grupos educadores e educadoras apresentaram as impressões dos textos discutidos.
O tema tem sido bastante trabalhado por várias organizações e quem tiver interesse pode consultar a Enciclopédia Digital dos DH's através do portal www.dhnet.org.br.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com