quinta-feira, abril 29, 2010

Caminhada da convivência integral: saúde e educação

A comunidade do Roger teve acesso a vários serviços de saúde e apresentações culturais durante todo o dia de hoje (29). É que aconteceu a II Feira das Unidades de Saúde o Roger I, II e III, com serviços de: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, corte de cabelo, bazar beneficente, teste rápido para HIV, escovação supervisionada com aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos e distribuição de mudas de árvores de pequeno porte.
A Caminhada da Saúde e da Educação aconteceu dentro da programação da Feira como ação do Projeto Educação (Con) Vivência Integral. Com a participação de cerca de 600 pessoas entre estudantes, educadores(as) e profissionais da saúde e demais pessoas da comunidade. Durante todo o dia a comunidade teve acesso, além dos serviços, às apresentações culturais de dança popular, teatro, pífano, grupo a Melhor Idade e da escola de samba do bairro; tenda da leitura e Rádio-caixinha.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso; Joelma Oliveira

"Trilha interpretativa" do meio ambiente através da fotografia

É preciso lançar um olhar atencioso para entender o que está tão perto de cada um(a). É importante Interagir com o meio ambiente e provocar as mudanças a partir dos pequenos gestos. Com esse propósito surgiu a ideia de realizar uma trilha com adolescentes no ambiente (bairro onde moram) que eles conhecem e ao mesmo tempo desconhecem.
Dentre as várias atividades do mês de abril, cujo tema foi o meio ambiente e a qualidade de vida, aconteceu a trilha interpretativa percepção ambiental da área urbana, de mangue e maré do Varadouro através da fotografia. Segundo a educadora Lindalva, a atividade serviu como reflexão para o cuidado com os ambientes dos quais fazemos parte, relacionando a importância do cuidado com a saúde. E o reflexo do não zelo com o ambiente na falta de saúde.
"O cuidado que temos com o meio ambiente reflete no que temos. Se cuidamos temos um ambiente bonito, diferente de quando não preservamos", ressaltou a educadora. Lindalva ainda destacou que a questão do retorno da falta de cuidado pode não ser imediata, mas explicou o problema do lixo com o exemplo das chuvas que acabam causando transtornos pelo acúmulo e descarte em lugares inadequados com as ruas e os esgotos.

Para a educadora, o primeiro ambiente é o nosso corpo, daí a importância da higiene pessoal. E lembrou que a nossa casa, a escola, a instituição da qual participamos, no caso a Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher são ambientes que cada um (a) deve cuidar.
Assessoria de Comunicação - 32415263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Lindalva Nunes