terça-feira, junho 22, 2010

Educadores (as) refletem sobre desenvolvimento comunitário

No dia 21 de junho de 2010, os (as) educadores (as) da Casa Pequeno Davi participaram da formação sobre desenvolvimento comunitário com enfoque nos elementos que contribuem para o empoderamento da comunidade ou não.
A oficina sobre Desenvolvimento Comunitário aconteceu nos dois turnos com a assessoria do técnico da Associação Concern Universal Brasil (ACUB), Hildevânio Macedo. O primeiro momento teve como objetivo conhecer o histórico da comunidade e visualizar os fatores que propiciam e os que dificultam esse desenvolvimento. Foi o momento de perceber o que, de fato, define as mudanças no espaço da comunidade seja aspecto político, social, cultural, geográfico, entre outros.
No segundo momento foram discutidos os fatores que favorecem o empoderamento do para a cidadania a partir do grupo em que está inserido. O terceiro momento serviu para pontuar desafios do processo de desenvolvimento comunitário, com sugestões do grupo de ações que podem mudar a realidade. No quarto momento, o grupo discutiu sobre o papel da Casa Pequeno Davi no empoderamento comunitário.
A instituição que há 25 anos está inserida na comunidade e atua na defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente. A partir de um resgate histórico institucional foi dito que desde 2007 as ações da Casa Pequeno Davi passaram a contribuir de forma mais sistemática com o desenvolvimento comunitário.
Os participantes lembravam que se a comunidade não vê a mudança ela não acredita que a vida dela vai melhorar. De modo que é preciso organizar, registrar, tornar histórico o processo do desenvolvimento comunitário.
Assessoria de Comunicação - 3241-526 casapequenodavi@gmail.com