segunda-feira, março 08, 2010

Santa Rita discute trabalho infantil

Uma das ações do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir), o seminário se repetirá nos municípios de João Pessoa, Bayeux e Sapé com o mesmo objetivo: fortalecer parcerias entre instituições governamentais, não-governamentais e a sociedade em geral, voltadas à proteção de crianças e adolescentes. O Petir é desenvolvido pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida, como apoio da Petrobras, através do repasse ao Fundo da Infância e Adolescência.

O Seminário Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Rita aconteceu no dia 05 de março, em parceria com Prefeitura Municipal, Rede Local de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente e Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA). A mesa redonda "Trabalho Infantil: conceito, história e legislação" foi abordada por Senharinha Soares, Coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba (Fepeti-PB) e Dra. Klébia Borba, Defensora Pública Estadual.

Na mesa redonda "Trabalho Infantil: causas, consequências e alternativas" participaram a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Estadual (PETI), Viviane Carvalho e Manoel Campos, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O tema da mesa redonda "Ações de Enfrentamento ao Trabalho Infantil" contou com representações do município de Santa Rita: Secretaria de Bem Estar Social-PETI, Tereza Alves, Conselho Tutelar, Edivânia Pires, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valdênia Paulino.

A reflexão dos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) a partir das discussões dos debatedores das mesas e o aprofundamento do tema, nos trabalhos em grupo, culminaram com propostas que vão subsidiar a rede local do município que se comprometeu com criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre o trabalho infantil. Na avaliação de Rose Veloso, coordenadora do Petir, um aspecto importante do seminário foi "a convergência das falas no sentido de investir as políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil, para além do PETI", avaliou Rose Veloso.

Nos trabalhos em grupos os(as) participantes aprofundaram as discussões das mesas e construíram propostas/encaminhamentos para o município.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Roberta Chaves

Primeiro BAZAR do ano!

A Casa Pequeno Davi promove, no dia 10 de março, o primeiro bazar de 2010, às 16 horas.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com