quarta-feira, março 31, 2010

FELIZ PÁSCOA

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Debates da Conae

Emenda da Conae quer R$ 29 bilhões a mais por ano para o Fundeb
Brasil, 30 de março de 2010
Aumentar em R$ 29 bilhões por ano a complementação da União ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Esse é o objetivo de uma das emendas que começam a ser discutidas nesta terça-feira, 30/03, nas plenárias de eixo da Conae (Conferência Nacional de Educação). A Conae está sendo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo é viabilizar a implementação do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) a partir do Fundeb. Para o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o fundo é o meio mais promissor para assegurar que os R$ 29 bilhões cheguem aos estados e cidades. “O aumento da participação da União nos recursos da educação básica é importante, mas ainda insuficiente. O dinheiro precisa chegar aos municípios e estados que mais necessitam”, afirmou. Com o objetivo de garantir que a educação infantil receba de fato os valores necessários para um patamar mínimo de educação de qualidade, conforme determina o CAQi, uma emenda complementar propõe acabar com as balizas (pré-estabelecidos pela Lei 14.494/2006 entre 0.7 e 1.3) de partilha dos recursos arrecadados pelo Fundeb entre as etapas da educação. “Segundo o CAQi, a matrícula das creches custa 2.4 vezes mais que as das séries iniciais do ensino fundamental, mas nunca receberá esse montante porque hoje o teto que a Lei estabelece é de 1.3”, explica Cara. Na avaliação do professor da USP de Ribeirão Preto e sistematizador do estudo do CAQi, José Marcelino de Rezende Pinto, a aprovação de ambas as emendas é importante para que o Fundeb tenha mais recursos para aplicar na busca pela qualidade da educação em todo o território nacional. “A política de fundos reduziu as desigualdades entre os estados, mas ainda existem muitas disparidades”, afirmou. Mais CAQi na Conferência – O CAQi voltará a ser discutido na Conae nesta quarta-feira, 31/03, às 14 horas, na sala 4. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o CNE (Conselho Nacional de Educação), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) realizarão uma Mesa de Interesse chamada “Estratégias para implantação do Custo Aluno-Qualidade Inicial como instrumento do Regime de Colaboração”. O conselheiro do CNE, Mozart Ramos, apresentará a uma nova proposta de parecer de normatização do CAQi, a fim de transformá-lo em referência para o financiamento da educação básica pública no Brasil. Os comentários serão da presidenta do CNE, Clélia Alvarenga Brandão e dos presidentes da Câmara de Educação Básica do CNE, César Callegari e da Undime, Carlos Eduardo Sanches. A Mesa de Interesse sobre o CAQi terá ainda a apresentação do processo de construção do estudo do CAQi e o lançamento do livro “Bicho de 7 cabeças”, publicação que busca desmistificar o financiamento educacional.
------------------------------------------------ Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação - Capturado do site da Adital www.adital.com.br
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Enfrentamentoao trabalho infantil em Sapé

O enfrentamento ao trabalho infantil será tema do semininário municipal em Sapé, no próximo dia 08 de abril, reunindo instituições não governamentais e do Poder Público para discutir, entre outras questões, o conceito, história, legislação, causas e consequências do trabalho infantil, além de ações propositivas no âmbito do município.

O seminário é uma realização do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) executado pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) com patrocínio da Petrobras, através do repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência.

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Arte e educação

O fazer artístico não é a única função da Oficina de Artes Visuais. No desenvolvimento das atividades com diversos materiais (papel machê, material reciclado, cimento, pinturas) os alunos e alunas exercitam também sua cidadania, sua autoestima e o respeito ao próximo.
A criação de uma peça no torno acontece a partir da persistência, da firmeza e delicadeza que o artista imprime na argila. É preciso primeiramente limpar a argila retirar toda a impureza, pedras, pedaços de madeira etc. Não é tarefa fácil, exige paciência concentração, vontade, persistência. Depois centrá-la ao torno tendo um ideal e mãos firmes a argila toma forma estabelecendo a criação.
Na educação o processo é o mesmo, é preciso envolver-se em uma harmonia onde ensinar e ser ensinado é uma coisa só, partindo-se de um ponto de equilíbrio, do desejo de querer mudar, da delicadeza em perceber o momento certo de criar algo novo.
Ilson Moraes (Coordenação de Artes e Educador)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Campanha anual de higiene bucal

Educação para melhoria da qualidade de vida a partir de ações de saúde é foco dos projetos Educação (Con)vivência Integral e Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos.

Cerca de 60 crianças das Oficinas do Ludopedagógico e Flauta receberam informações importantes sobre higiene bucal durante atividade em parceria com a Unidade de Saúde da Família do Roger dentro da Campanha Anual de Higiene Bucal. Com as presenças da Drª Juliana Fernandes, da Agente de Saúde, Edileide Costa e da Auxiliar de Consultório Dentário, Andréia Gonçalves as crianças tiraram dúvidas, receberam orientações e um kit com escova e creme dental. Para a educadora Edna Lopes que acompanhou a atividade, ações como essa fortalecem das ações com os órgãos de saúde do bairro.

Exibição de vídeo informativo, trabalhos em grupo, momento de escovação foi a metodologia utilizada para prender a atenção da criançada e ajudar no entendimento das informações repassadas nos dois turnos manhã e tarde.

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