quinta-feira, março 09, 2006

Primeira Reunião das Familias na Casa Menina Mulher

No dia 9 de Março realizou-se na Casa Menina Mulher a primeira reunião de2006 das familias. Debatendo o tema da Identidade, foi uma reunião queproporcionou às familias o conhecimento dos objectivos de trabalho de maisum ano, bem como o conhecimento de todas as mudanças que ocorreram na casa.
Estas reuniões que se realizam todos os meses, têm como objectivoprincipal promover encontros sobre as competencias familiares, estimulandoos pais a por um lado actuarem como incentivadores do desenvolvimento naescola dos seus filhos, mas também participantes do espaço e funcionamentoda Casa Menina Mulher.
Construção de painel de sentimentos e expectativas para o ano de 2006
Momento de descontracção através do cumprimento criativo

Momento final da sessão

Relações Sociais e o Desenvolvimento Social nas crianças e adolescentes.

No dia 9 de Março, a Casa Pequeno Davi, com a colaboração de Tito, proporcionou aos técnicos a segunda parte da capacitação do Desenvolvimento infantil e da adolescência.

Neste dia foi atribuído o tema das Relações Sociais e o Desenvolvimento Social nas crianças e adolescentes. A compreensão do outro, através da expressão não verbal deu inicio à capacitação, despertando em todos os participantes um grande entusiasmo e reflexão de si próprios.

No decorrer da capacitação foram explicados os relacionamentos das crianças e jovens, as suas percepções de auto-conceito, auto-estima, cognição social, empatia e simpatia. O tema da adolescência como não poderia deixar de ser, surgiu na capacitação deixando em aberto uma questão “Será que a adolescência dos dias de hoje se manifesta na mesma idade de antigamente? Ou haverá uma aceleração do crescimento?” Interrogação esta que não pode ser finalizada na capacitação visto ser como a velha história: Quem nasceu primeiro? A galinha ou o ovo?

Esta capacitação foi co-financiada pela União Europeia

Texto: Helena Maroco