sexta-feira, agosto 08, 2008

Projeto "Chega de mão frágeis em trabalho duro"

“Chega de mãos frágeis em trabalho duro” é um projeto que teve início em junho de 2008 com o apoio do Programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq que desenvolve atendimento direto com crianças, adolescente em risco e egressos do trabalho infantil. Através conjunto de quatro ações estratégicas o projeto tem como foco contribuir para a prevenção de erradicação do trabalho infantil na cidade de João Pessoa: Atendimento direto por meio das oficinas do ludo-pedagógico, danças populares e de rua, artes visuais e música (coral, flauta, percussão, violão), formação humana, informática e esportes; consolidação das ações existentes através de uma rede com aparelhos sociais para ampliar esta rede; participação nos espaços de formulação e controle das políticas da criança e do adolescente; elaboração e confecção de subsídios pedagógicos e de comunicação.
Parcerias - O projeto visa desenvolver ações articuladas entre instituições governamentais e não governamentais (redes, fóruns, conselhos e gestores) que contribuam efetivamente para aumentar a rede de discussão da temática para provocar uma mudança na cultura do trabalho infantil, assim como ampliar as políticas públicas para erradicação do trabalho infantil. Através da parceria com as escolas, acompanhar a inclusão, permanência e sucesso escolar das crianças e adolescentes participantes do projeto. Comunicação - O processo de comunicação da Casa Pequeno Davi ao longo de sua atuação tem sido fortalecido a partir da visão de que a participação de todos(as) crianças, adolescentes, educadores, familiares e comunidade não são apenas públicos da comunicação, mas sobretudo agentes ativos desse processo. As formações, a estruturação da difusora comunitária, os instrumentos alternativos construídos de forma coletiva nas oficinas refletem a preocupação com a comunicação para a educação.
O Programa Nossas Crianças - Mobiliza e articula recursos técnicos e financeiros da sociedade civil que possibilitem um atendimento de qualidade a crianças e adolescentes em organizações sociais. "O objetivo do Programa Nossas Crianças é gerar transformação na realidade das organizações sociais, que fazem atendimento direto a crianças e adolescentes. O programa investe no fortalecimento da gestão institucional, do projeto político pedagógico e estimula a atuação em rede, por meio de animação das organizações nas ações da Rede Nossas Crianças". O Programa Nossas Crianças assinou neste semestre, convênio com 6 organizações de outros Estados brasileiros ampliando sua área de atuação geográfica para além do Estado de São Paulo. Foram conveniados projetos de erradicação do trabalho infantil e educação infantil nos municípios de Felizburgo (MG), Maragogipe (BA), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Solonópole (CE). (Fonte: www.fundabrinq.org.br/portal).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com