terça-feira, fevereiro 07, 2006

Visitas domiciliarias

Entre os dias 2 e 7 de Fevereiro, as estagiarias do ISMT na Casa do Pequeno Davi, em conjunto com as assistentes sociais Dra. Eva e Dra. Adriana, colaboraram nas visitas domiciliárias a cerca de 120 famílias do Bairro Roger, a fim de verificar se estas preenchiam ou não os requisitos exigidos pela Casa do Pequeno Davi:
-Idades compreendidas entre os 7 e 17;
-Frequência em escola pública, não podendo frequentar outro tipo de actividade paralela; - Situação familiar, da criança ou adolescente em risco/pobreza;
- Residência no Bairro Roger;
- Renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo (S.M=300Reais / 120Euros);
As crianças ou adolescentes abrangidas por estes requisitos sofrem um processo de selecção dependendo da situação de risco, como por exemplo o Trabalho Infantil e a violência, de modo a ir de encontro ao objectivo primordial da Casa Pequeno Davi: promover a cidadania.

Bairro Roger, onde se situa a Casa Pequeno Davi

Texto: Helena Maroco, Marta Figueiredo e Ana Fonseca / Fotografia: Marco Francisco

Desenvolvimento Infantil e Adolescência

Decorreu nas Instalações da Casa do Pequeno Davi, a primeira acção de formação do ano 2006. Esta formação, assim como tantas outras que se realizarão durante todo o ano, tem por objectivo não só reunir técnicos de outras acções existentes em João Pessoa no sentido de poderem participar, trocar conhecimentos e experiências com a Casa do Pequeno Davi, mas também proporcionar aos técnicos em geral uma melhor capacitação para o exercício do saber profissional.
A palestra ficou a cargo do psicólogo Tito que abordou temas como o Desenvolvimento Psicosexual da Psicanálise (Freud) e Ligações Afectivas entre Pais, Filhos e o Meio Social.
Esta capacitação foi co-financiada pela União Europeia.
Texto: Ana Fonseca, Helena Maroco e Marta Figueiredo / Fotografia: Marco Francisco