terça-feira, abril 28, 2009

Direito à saúde

Na tarde do dia 27 de abril, uma roda de diálogo envolveu profissionais da área de saúde que atuam na comunidade do Roger e representantes da comunidade, na Casa Pequeno Davi. A atividade faz parte das ações do Projeto Comunidades Conquistando. O Projeto está nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Sapé, com apoio do Governo da Irlanda (Irish Aid) e Associação Concern Universal Brasil.

Márcia Rique (centro)

A roda de diálogo aconteceu com a participação de agentes de saúde, dentistas, médicos, técnicos(as) da Casa Pequeno Davi e comunidade com o objetivo de discutir o papel Programa de Saúde na Família (PSF) e sugerir encaminhamentos para os desafios enfrentados pelas comunidades na área da saúde.

Para esclarecer o funcionamento (que tipos de atendimentos, casos especifícos) e objetivos do PSF esteve presente a sanitarista e enfermeira Márcia Rique Carício, Diretora Geral do Distrtito Sanitário IV, em Joao Pessoa.

Em João Pessoa existe 180 equipes do Programa. O Distrito Sanitário IV abrange as localidades: Roger, Tambiá, Centro, Mandacaru, Alto do Céu, Varadouro, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Torre, Trincheiras, Ilha do Bispo e Treze de Maio.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Trabalho infantil e gênero

Educadores(as) discutem o trabalho infantil com um olhar voltado para o recorte de gênero, na roda de diálogo realizada no dia 27 de abril, assessorada por Fátima Pereira, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba.
A professora Fátima Pereira trouxe para a discussão, análises de pesquisas realizadas em âmbito paraibano que mostram claramente a questão de gênero no trabalho infantil. A pesquisadora aponta nos resultados que, em alguns setores do trabalho infantil, a discriminação do gênero feminino é reforçada pela força dos elementos culturais e históricos.
Por exemplo, "Tudo o que na rua é hierarquicamente inferior é destinado às meninas. O que se refere à força 'esperteza' é destinado aos meninos". Ressaltando a presença da discriminação de gênero no trabalho infantil, muitas vezes negligenciada por darmos mais atenção aos relações de ordem econômica.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira