segunda-feira, abril 12, 2010

Seminário do Petir em Sapé

O Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Sapé, realizado no dia 08 de abril, reuniu mais de 150 pessoas da sociedade civil e do Poder Público para discutir ações de prevenção e erradicação em rede. As questões como conceito, história e legislação; trabalho infantil e políticas públicas foram abordadas pelos palestrantes: Drª Klébia Borba (Defensora Pública), Profª Terçália Suassuna (UEPB), Senharinha Soares (FEPETI), Manoel Campos (SRTE) e Viviane Carvalho (Peti/SEDH).
O objetivo do seminário foi fortalecer as parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil em geral e promover a organização da rede local. o evento é uma das ações do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) executado pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida com o patrocínio da Petrobras através do repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
De acordo com a coordenadora do Petir, Rose Veloso, o seminário atendeu aos objetivos, sobretudo, em relação à organização da rede local. "Foram discutidas propostas de enfrentamento ao trabalho infantil no município e a partir da organização da rede local vai ser possível construir um calendário comum para atender a demanda da criança e do adolescente em relação ao orçamento, realização de eventos, enfim das políticas públicas", disse Rose Veloso.
Foram parceiros locais do seminário - Ministério Público, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e ainda a Concern Universal, União Europeia e o Projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos.
Programação Cultural - Apresentações da peça "Os feirantes" da Companhia de Teatro e Circo Lua Crescente, criada como instrumento para discutir o tema trabalho infantil nas escolas e em outros espaços; da Banda de Música Santa Cecília (Secretaria de Educação) e do grupo de Dança de Rua do Peti/Usina (Secretaria de Promoção Social).
O seminário contou com a presença do prefeito da cidade, secretários de Educação e Promoção Social do Município; representante do Peti; representantes dos Programas de Saúde da Família (PSF's).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ana Regina

Os Feirantes é encenada para alunos da EMEF Orlando Soares

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlando Soares, em Sapé, foi a primeira a receber a apresentação da peça "Os Feirantes", encenada pela Companhia de Teatro e Circo Lua Crescente.
A apresentação da peça foi feita paralela à realização do Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Sapé, realizado no dia último dia 08. A peça será levada para outras escolas e espaços governamentais e não governamentais como instrumento de discussão sobre o trabalho infantil no Estado.
Aproximadamente 116 crianças assistiram, com atenção, a encenação da Companhia. A peça tem como objetivo trabalhar o tema trabalho infantil de forma didática para discussão nos espaços onde for apresentada.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ana Regina Teixeira

Para celebrar a Páscoa

Crianças e adolescentes da Casa Pequeno Davi se reuniram, dia 07, nos dois turnos de atividades, para refletirem sobre o sentido da Páscoa.

Um momento de atenção e reflexão de crianças, adolescentes e educadores(as). Qual o sentido da Páscoa? Por que a data é celebrada há tanto tempo? Juntas a educadora Edna Lopes e a mediadora de leitura Helioeny Carvalho Dantas trouxeram o texto "A história da borboleta" que fala sobre o poder da transformação. Veja o texto:
Imagine uma lagarta.
Passa grande parte de sua vida no chão, olhando os pássaros, indignada com seu destino e com sua forma.
"Sou a mais desprezível das criaturas", pensa.
"Feia, repulsiva, condenada a rastejar pela terra.
"Um dia, entretanto, a Natureza pedeque faça um casulo.
A lagarta se assusta - jamais fizera um casulo antes.
Pensa que está construindo seu túmulo, e prepara-se para morrer.
Embora indignada com a vida que levouaté então, reclama novamente com Deus.
"Quando finalmente me acostumei, o Senhor me tira o pouco que tenho.
"Desesperada, tranca-se no casulo e aguarda o fim.
Alguns dias depois, vê-se transformada numa linda borboleta.
Pode passear pelos céus, e ser admirada pelos homens.
Surpreende-se com o sentido da vida e com os desígnios de Deus.
(Autor Desconhecido)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com