sexta-feira, junho 11, 2010

Jogo rápido contra o trabalho infantil!

Em ritmo de copa do mundo crianças e adolescentes de Instituições parceiras do Bairro do Roger/Varadouro, entre elas Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher, EMEF Frei Afonso, EMEIEF João Coutinho, EMEF Santos Dumont, EEEF Ana Higina, EDESP, Centro Cultural Piollin, CRC Maria Borges e Império do Samba, estão mobilizadas desde o dia 09 e assim ficarão concentradas até o dia 15 de junho.
Para a realização da atividade de adesivagem o grupo conversou e estudou sobre o tema do trabalho infantil antes de passar a bola com a mensagem pelas escolas do bairro.
A turma entrou em campo com a notícia que “O Trabalho Infantil Rouba os Melhores Momentos da Vida” de crianças e adolescentes e que “Trabalho Infantil Não é Solução”! Ainda no ataque o grupo tem falado sobre o trabalho permitido ao/à adolescente aprendiz a partir dos 14 anos resguardados todos os direitos e continuidade dos estudos, mas que o bom mesmo é estudar o mais que puderem e conviver com a família e a comunidade de forma saudável.
Pra encerrar a partida, os/as jovens educadores/as, colocarão nas mãos de mais de 500 crianças, adolescentes e educadores/as dos Bairros Roger e Varadouro um adesivo com telefones de espaços de proteção à infância à juventude e denúncia ao trabalho infantil, permitindo a todos/as a possibilidade de apresentar um “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, afinal de contas “Brincadeira é Coisa de Criança Trabalho Infantil Não!”.
A atividade acontece em parceria entre os Projetos de Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (PETIR), Educação: (con) Vivência Integral e o “Bairro Contra o Trabalho Infantil” que apóiam ações de garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos e texto: Rose Veloso
Foram prorrogadas as inscrições do 6º Concurso Causos do ECA até o próximo dia 30 de junho.
O objetivo do concurso é mostrar histórias reais de vidas transformadas a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente.
As informações dos critérios de participação e como fazer as incrições estão disponíveis no www.promenino.org.br
Categorias:
- ECA como instrumento de transformação
Se você conhece alguma experiência em que a aplicação do ECA transformou a vida de uma criança ou um adolescente, inscreva-se nesta categoria. Os protagonistas dessas histórias são cidadãos comuns, como pais, jovens, crianças e profissionais da área de garantia, promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis.
- ECA na Escola
Esta categoria prioriza a ação da escola. Se você conhece alguma história em que o ECA foi determinante para mudar a situação de um aluno ou de uma comunidade escolar, participe nesta categoria.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 - casapequenodavi@gmail.com