terça-feira, setembro 28, 2010

"Dias D" mobilizam crianças e adolescentes para discutir os direitos humanos e da cidadania

Crianças e adolescentes da Casa Pequeno Davi participaram, nos dias 27 e 28 de setembro do Dia "D" - Dia dos Direitos. Nesses dois dias as atividades foram realizadas em sintonia com as várias oficinas (ludo, artes e esporte) para cada criança e adolescente expressar seu olhar sobre os direitos humanos.
“Foi uma atividade intensiva de disseminação de informações sobre os direitos humanos, principalmente os que são foco dos projetos que trabalhamos. Por isso planejamos o dia "D"”, explicou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.A atividade exigiu dos educadores uma atuação proativa em prol de uma atividade lúdica, extremamente formativa. Os projetos (Aid e CSCF) ofereceram toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades - materiais didáticos, tecido para confecção de painéis e lanche. Foi uma festa da cidadania. Todas as oficinas desenvolveram discussões dobre os direitos a partir de situações problemas apresentadas através de fotos, que denunciavam a negação dos direitos na comunidade, na cidade, no Estado e no país.
Metodologia Cada oficina recebeu uma foto mostrando uma denúncia de uma situação problema para que os grupos pudessem ter como base à discussão. Foi entregue um formulário individual, com o objetivo de sondar, previamente qual seria a postura do/a participante frente ao problema apresentado. A ficha solicitava nome, idade, oficina, qual a sugestão que cada um/a tem para resolver este problema. Ainda questionava se cada um/a tem direito a ter este problema resolvido e quem é responsável pela resolução do problema.Foram entregues kits de materiais didáticos (uma tela de murim de 2x1m) para que os/as participantes expressassem o resultado das discussões. Por fim, as oficinas se reuniram para socializar a produção e as discussões, afim de que todas as oficinas pudessem ter acesso ás informações referentes a todos os três direitos principais, que os projetos atuam.
O resultado correspondeu às expectativas na avaliação de Mirley Jonnes. “Destaco que todos, quer sejam educadores ou crianças e adolescentes avaliaram como ótimos os dois dias de atividade. Agora vou tentar influenciar a instituição para que isso se torne prática, como já discutimos há anos”, concluiu.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com | Fotos: Educadores/as