quarta-feira, março 21, 2007

ÁGUA: o que fazer sem ela?

O que fazer sem ela? Com esse título a Oficina de Artes Plásticas organizou uma instalação para refletir sobre a água. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas que declarou o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Tentando argumentar sobre a preservação do meio ambiente para a conservação da vida na terra e do dia 22 de março, dia em que no calendário ficou estabelecido para alertar sobre a importância da água, resolvi trabalhar a questão sugerindo aos educandos/as uma forma de representação plástica do que havíamos abordado sobre o assunto. Para isso relembrei a eles/elas de aulas anteriores e visitas a exposições em que os artistas manifestavam suas idéias em forma de instalações (Forma de expressão artística onde os materiais usados são pouco convencionais).
Começamos então a pensar que matérias nos aproximariam do nosso objeto de estudo: a água. Foram sugeridos os mais diversos objetos como baldes, vasos sanitários, pias, mangueiras, etc. O próximo passo foi pensarmos no que simboliza a ausência da mesma. Então surgiram mais dois elementos de representação; espinhas de peixe e areia. As espinhas de peixe confeccionadas em argila e expostas sobre uma base de madeira contendo areia. Ficou então decidido entre os(as) educandos(as) que o que simbolizaria a questão da água seria a própria água em garrafas plásticas, com tinta e areia: a poluição e o descaso para com a água. Foram usados também baldes. Todos os objetos foram pendurados sobre a terra seca e os peixes mortos.
Foram feitos cartazes alertando sobre o cuidado que devemos ter com a água. O título da instalação provoca uma reflexão. O QUE FAZER SEM ELA? O que mais fascinou nesse trabalho foi o poder de síntese dos(as) adolescentes que, acredito, passaram a mensagem do assunto em debate acrescentando para eles(as) e para demais expectadores(as) um maior conhecimento do processo artístico.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Texto: Ilson Moraes (arte-educador) / Fotos Joelma Oliveira

Voluntária francesa desenvolve atividades lúdicas de incentivo à leitura

Até maio, a Casa Pequeno Davi conta com mais uma voluntária no trabalho direto com as crianças. A nova voluntária é francesa, estudante de Antropologia e chama-se Sarah Mlynarczyk.

Sarah está desenvolvendo atividades com jogos pedagógicos com objetivo de incentivar à leitura para as crianças que têm mais dificuldade ou não consegem ler ainda. Os encontros acontecem às segundas e quartas, no turno da tarde.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira

Técnicas do FJE visitam Casa Pequeno Davi e entidades parceiras

O Projeto Escreveu e Leu Arte Nasceu teve início o ano passado em parceria com as instituições que formam o Fundo Juntos pela Educação: Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A, Vitae , com apoio da Fundação FEAC.
Na última segunda(19/03) as técnicas do Fundo Juntos pela Educação, Cláudia e Neusa Reis, visitaram a Casa Pequeno Davi, a Ong Escola Piollin e as escolas parceiras do Projeto Escreveu e Leu Arte Nasceu: escolas municipais Frei Afonso, João Coutinho, Santos Dumont e a Escola de Educação Especial – EDESP. A visita teve como objetivo avaliar o impacto das ações do Projeto, a partir de contato com as educadoras, técnicos(as) e núcleo gestor, composto por representantes de cada instituição. A visita foi dividida em dois momentos: visita aos espaços, na parte da manhã; e reunião do núcleo gestor, à tarde.
Momento da visita na EDESP
Reunião do Núcleo Gestor, na Escola Piollin
Assessoria de Comunicação - 3241-5263