quarta-feira, maio 31, 2006

Vídeo sobre Casa Pequeno Davi encerra Cinevolante em Maio

A organização não-governamental Casa Pequeno Davi vai receber o projeto Cine Volante nesta quarta-feira (31), para a exibição de quatro curtas-metragens premiados. A entidade assistirá pela primeira vez o vídeo-documentário 'A gente perde... a gente ganha', do estudante português Marco Francisco. O vídeo aborda o trabalho social desenvolvido pela Pequeno Davi na comunidade do Baixo Róger e será exibido a partir das 19h30, seguido de um debate com o próprio diretor após a sessão. Além desta estréia, o público poderá conferir também os curtas da temporada de maio: 'Passadouro', de Marcus Vilar; 'Árvore da Miséria', de Torquato Joel e 'Eu Sou o Servo', de Eliézer Rolim.
O Cine Volante é um projeto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que vem sendo realizado desde julho de 2005 e já fez mais de 120 exibições em diversas comunidades da cidade. Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Oliveira, a média de público tem crescido bastante e oscila entre 150 e 200 pessoas por exibição.
Curta da Casa - O vídeo de 12 minutos de Marco Francisco relata a história de Sara, uma menina de 15 anos que sonha ser jogadora de futebol mas encontra muitas barreiras. A entidade ajuda a minimizar essas dificuldades, tendo em conta o ambiente sócio-econômico e cultural em que muitas crianças e adolescentes vivem e em que a própria instituição atua. "Realizar este vídeo-documentário foi a melhor forma que encontrei para deixar um pouco do meu trabalho e contribuir com a Casa Pequeno Davi.", comentou o estudante.
O vídeo faz parte da conclusão de curso de Marco Francisco em Ciências de Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal. O estudante está em João Pessoa desde janeiro e seu intercâmbio deve terminar agora no meio do ano. "O público tem gostado bastante do vídeo, pelo menos é o que têm dito. Os professores da UFPB, meus professores em Portugal e o pessoal da Casa Pequeno Davi adoraram", acrescentou o diretor.
Futuras exibições – A coordenação Cine Volante está bastante animada com o encerramento da temporada de maio na Casa Pequeno Davi, a novidade é uma idéia que deverá se estender às próximas temporadas. Comunidades ou escolas que quiserem receber o projeto devem se inscrever na própria Funjope. "Procuramos atender à demanda sequencialmente, porque são muitas. Mas o público não precisa se preocupar, atenderemos a todas de acordo com a inscrição", afirmou Alexandre Oliveira.
Como junho é período de férias para boa parte das escolas, o Cine Volante volta em julho com nova programação, em mais oito novos locais: os bairros Funcionários II, Miramar, Jaguaribe, Bancários, Alto do Mateus, Torre, Róger e Tambiá.