quinta-feira, fevereiro 16, 2006

UM DIA... na Casa Menina Mulher

Fachada da Casa Menina Mulher, no Centro da Cidade de João Pessoa, junto ao Terinal Rodoviário
As estagiárias de Serviço Social do ISMT na Casa Pequeno Davi estiveram hoje em reunião na Casa Menina Mulher com as Assistente Sociais da Instituição, Dra. Eva e Dra. Adriana. Durante a manhã tiveram oportunidade ainda de conhecer as instalações e o seu respectivo funcionamento.
Da esquerda para a direita, Dra Adriana, Marta Figueiredo, Helena Maroco, Ana Fonseca, Dra. Eva
A Casa Menina Mulher
O Sector Casa Menina Mulher faz parte da Casa Pequeno Davi e foi inaugurado em 1998 com o objectivo de desenvolver actividades voltadas para um público de crianças e adolescentes do sexo feminino e masculino que se encontravam em situação de risco no Terminal Rodoviário de João Pessoa e nas áreas circunvizinhas.
Objectivos da CMM
O objectivo da equipa multidisciplinar da Casa Menina Mulher é fortalecer a auto-estima das crianças, fazendo com que elas aprendam a gostar de si mesmas, e compreendam o ambiente em que vivem. Actualmente fazem parte da Casa Menina Mulher cerca de 70 crianças e adolescentes (sendo que 160 irão dar entrada este ano), e nos encontros que acontecem diariamente, os nossos profissionais ministram aulas de formação onde são abordados temas como saúde e higiene, sexualidade, drogas, violência, gravidez, cidadania, direitos e deveres, família, Estatuto da Criança e do Adolescente. Também são realizadas reuniões de grupo para que todas as meninas e meninos expressem as suas opiniões, aspirações e experiências.
Os Técnicos da CMM
Fazem parte da equipa técnica da Casa Menina Mulher duas assistentes sociais, uma da Casa Pequeno Davi e outra do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) sendo que esta ultima também exerce funções de coordenação, tal como a psicóloga da Casa Menina Mulher.
Actividades da CMM
Estão em funcionamento 6 oficinas: Informática, Formação, Artesanato, Ludo-Pedagógico, Dança de Rua (na sede do Flamengo), Desportos (na Casa Pequeno Davi). O trabalho que é feito ao nível de desenvolvimento de temas mensais é seguido com a mesma orientação da Casa Pequeno Davi, dirigido quer às crianças quer às famílias.
Bonecas artesanais feitas pelas crianças da Casa Menina Mulher, nas oficinas de Artesanato
Oficina de Informática na Casa Menina Mulher
A CMM e a Escola
A relação de cooperação entre a Escola e a Casa Menina Mulher é bastante satisfatória, sendo que é a Escola Santos Dumont que abrange o maior número de criança da CMM, com o objectivo de fazer a ponte entre o percusrso escolar das crianças e o seu desempenho.

Início da Oficina de Ludo-Pedagógico na CPD

Dando inicio ao tema do mês "Identidade", a oficina do Ludo-Pedagógico entra em funcionamento. A Dra Edna, responsável pela oficina, propôs a participação das estagiárias no arranque das actividades no sentido de existir uma maior proximidade entre as crianças da Casa Pequeno Davi e o trabalho a ser desenvolvido durante o período de Estágio.

Desenhos feitos pelas crianças e estagiárias, expostos após a aula de Ludo-Pedagógico

O Primeiro objectivo foi criar um ambiente de interacção e conhecimento do "eu" e do "outro". "Se conhecendo..." foi o tema central da aula. Para o desenvolvimento da temátia, numa primeira fase, realizaram-se dinâmicas de "quebra-gelo" no sentido de uma maior abertura de comunicação e descontracção entre o grupo. A curiosidade e ingenuidade natural da criança é inevitavel e as estagiárias foram obviamente confrontadas com muitas perguntas sobre si mesmas e sobre o país de origem, Portugal: "Nós sabemos que Portugal é longe. Quanto tempo demoram a chegar aqui?", "Voçês têm família?", "Voçês são irmãs?", "Faz muito frio no vosso país?".

Jogos como a fotografia em forma de espelho e a criatividade e imaginação em desenho livre fizeram com que as crianças se desinibissem e demonstrassem um pouco do modo como se vêem as elas próprias, percebendo a importância que esta fase de conhecimento tem nas suas vidas.