quarta-feira, maio 17, 2006

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

Como parte da Campanha Nacional “ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER”, a Rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente (Redexi) promove atividades de mobilização pelo dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Programação:
17.05
- Sessão Especial na Assembléia Legislativa, às 15h.
18.05 - Mobilização na Praça João Pessoa a partir das 13h30, com apresentações culturais. Ainda neste dia será feita a entrega de um documento ao Ministério Público, Governo Estadual e Tribunal de Justiça acerca da CPMI - destinada a investigar as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes que percorreu todas as regiões do Brasil, - solicitando informações do que já foi realizado.

Casa Pequeno Davi nas apresentações culturais

As oficinas de percussão e danças populares se apresentarão na Praça João Pessoa na programação cultural junto com outras entidades que também se apresentam para o público na tarde do 18 de maio.

Informações: 8816-6275 (Adriana – Assistente Social da Casa Pequeno Davi ou 3241-6828 (Centro da Mulher 8 de Março)

Por que 18 de maio?

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

Fonte: http://www.unicef.org/brazil/18demaio.htm