sexta-feira, outubro 02, 2009

Semana da CRIANÇA!

De 05 a 08 de outubro a Casa Pequeno Davi promove a SEMANA DA CRIANÇA! Concurso de redação e desenho com o tema SER CRIANÇA; Contação de histórias com Melânia Silveira (Funjope), brincadeiras populares, jogos educativos, apresentações culturais. Uma programação para envolver e animar a criançada. Na segunda (05) Crianças escutam histórias... Na terça (06) Crianças respeitam as diferenças... Na quarta (07) Crianças desenham, escrevem e se comunicam... Na quinta (08) Crianças tem direito ao lazer...
Durante a semana alunos(as) da disciplina Estágio Supervisionado Básico - Processos Sociais, do curso de Psicologia do Unipê vão desenvolver atividades com grupo de crianças. Cada dia tem objetivo, temática e dinâmica diferentes de abordagens com os grupos. 1º encontro - temática: Processos Grupais/Relações de grupo. A técnica: “Brincar de viver” Objetivo: Ø Trabalhar através do brincar a importância das relações grupais; Ø Trabalhar o respeito às diferenças nas relações humanas.
2º encontro - temática: Integração. A técnica: Brincadeiras Populares ao ar livre Objetivo: Ø Trabalhar através do brincar a importância da interação grupal.
3º encontro - temática: Fenômenos Grupais: Resistência. A técnica: Eu resisto a... Objetivo: Ø Identificar de forma lúdica algumas resistências existentes no grupo.
4º encontro - temática: Comunicação. A técnica: Como anda a minha comunicação nos grupos. OBJETIVO: Ø Trabalhar a importância da comunicação nas relações interpessoais.
5º encontro - temática: Relações Interpessoais. A técnica: Brincadeiras Populares ao ar livre OBJETIVO: Ø Facilitar através do brincar o desenvolvimento das competências interpessoais.
_______ Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Intercâmbio reúne adolescentes para discutir sobre MEIO AMBIENTE

Cinquenta crianças, adolescentes e jovens participam de intercâmbio e discutem meio ambiente. O primeiro momento do intercâmbio contou com a assessoria da professora Olga Sueli, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Em grupos, adolescentes e jovens falam do tema e apontam estratégias de intervenção para melhorar a situação.
O intercâmbio foi uma atividade realizada dentro do Projeto Educação (con) Vivência Integral(financiado pelo Juntos pela Educação - Instituto C&A, Fundação Vitae e Instituto Arcor Brasil) que envolve escolas e instituições do Roger e Varadouro: Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi Cirandar e das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s I, II e III); Associação Cultural Império do Samba; Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher (Proponente); Centro Cultural Piollin; Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges”; escolas estaduais Ana Higina e EDESP; escolas municipais: Frei Afonso; João Coutinho e Santos Dumont.
O intercâmbio também contou com os apoios da União Europeia e da Cooperación Irlandesa (Irish Aid) que financiam o Projeto Comunidades Conquistando seus Direitos (CLAIM).
EXPLORANDO O MEIO
Na parte da tarde, os adolescentes e jovens tiveram como missão uma caminhada pelo bairro para conhecer a realidade e observar os espaços que estão cuidados e outros que precisam ser cuidados. Aproveitaram para entrevistar pessoas da comunidade e ouvir as impressões sobre o meio ambiente.
Adolescentes no Núcleo Audiovisual (Nave) do Centro Cultural Piollin registraram todos os momentos do intercâmbio para fazer um documentário sobre a situação do meio ambiente no bairro.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Educadores(as) e adolescentes.

Selo Unicef Município Aprovado

O UNICEF está com as inscrições abertas para o Selo Município Aprovado – edição 2012. Os 11 estados do Semiárido que participaram da edição anterior vão receber cartas convidando para aderir ao Selo - edição 2012. Uma novidade para a próxima edição é que depois de duas edições contemplando a região do Semiárido, o UNICEF expande a metodologia de sucesso para a Amazônia Legal brasileira para garantir prioridade absoluta à infância e à adolescência nas duas regiões. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de outubro. Mais informações no site: http://www.unicef.org.br/
O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência (Fonte: Sítio do UNICEF).