segunda-feira, maio 17, 2010

Saneamento básiso é a maior reivindicação da comunidade ASA Branca

A Comunidade ASA Branca continua se mobilizando para mudanças. No último sábado, 15 de maio, à tarde, aconteceu o primeiro encontro da comissão da comunidade. Na oportunidade , a participação de um grupo, ainda pequeno, ficou sinalizado que as ações serão bem qualificadas.
A atividade aconteceu no salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes e serviu para o grupo estudar o problema definido na assembléia da apresentação do Diagnóstico.
O grupo definiu que o acesso ao fornecimento de água regular é uma prioridade dentro do Saneamento básico para a comunidade, mas identificou que a ineficácia e cobertura limitada do serviço de esgotamento público precisará também de uma intervenção. Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi explica que o fornecimento de água regular aumentará a emissão de resíduos líquidos fato que sem uma intervenção no sentido de ampliar o serviço de esgotamento público, ou de tecnologias de tratamento de esgoto, poderá prejudicar em muito o meio ambiente e o Parque Arruda Câmara (a Bica), principal destino do esgoto das residências que não tem acesso ao esgotamento público, inclusive fossas.
Reunião - Quem não participou da atividada justificou a ausência, mas o grupo espera que no encontro da comissão, no dia 19 (quarta), às 14h, no Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, haja uma maior participação das pessoas que se dispuseram a contribuir no processo de busca pela melhoria a qualidade de vida na comunidade.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

Lideranças avançam em busca de melhoria para a comunidade

A Comissão de Advocacy da Comunidade do "S", no bairro do Roger, se reuniu no dia 15 de maio, na Casa Pequeno Davi, para dar continuidade às discussões do primeiro encontro. "Apesar do número de participantes não ter sido o esperado, bem menor do qu estavámos esperando, novas lideranças se fizeram presentes para somar com o processo de traçar estratégias para legitimar a iniciativa", afirmou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.
Segundo Mirley o grupo presente demonstrou firmeza no propósito de buscar melhorias para a comunidade. O encontro também foi momento para discutir a conjuntura política, o papel do Estado e a importância do monitoramento das ações do Governo, como uma ferramenta de busca e pressão por melhoria na qualidade de vida.
"Não avançamos nas discussões dos passos porque o próprio grupo achou melhor esperar a vinda das pessoas identificadas como estratégicas para participar desta atividade, que por motivos maiores não puderam se fazer presente na atividade", explicou o articulador.
Agenda - O grupo planejou um próximo encontro para o dia 22 de maio. A comissão espera que a participação cresça, a fim de legitimar a iniciativa e avançar de busca por celeridade nos processos da relocação das famílias, processo iniciado desde o ano passado, uma conquista a ser alcançada pela comunidade depois de muita negociação e diálogo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes