quinta-feira, setembro 28, 2006

Crianças do Ludo-pedagógica fazem pesquisa na comunidade

As crianças do Ludo-pedagógico da Casa Pequeno Davi visitaram as famílias da comunidade do Baixo Roger para fazer um trabalho de pesquisa sobre as condições de vida das pessoas. Durante o mês de setembro todas as oficinas abordaram o tema cidadania. Para realizar a pesquisa, o grupo visitou as ruas João Ramalho e Severino José do Nascimento, no "S". As perguntas feitas pelas crianças foram: quais os maiores problemas do bairro, se houve mudanças nos últimos dois anos e quais, o que as pessoas vêem como prioridade para melhorar e, por último, perguntaram se cada um poderia contribuir para a melhoria do bairro e como.

Resultados da pesquisa - Depois de analisadas as respostas dos(as) entrevistados(as), o grupo relatou que os problemas identificados como enfrentados pela comunidade são falta de saneamento básico (esgotos a céu aberto, lixo, falta de calçamentos). Em relação às mudanças no bairro a maioria respondeu que não houve. A prioridade para melhorar é a questão do calçamento. E sobre como cada um poderia contribuir, a resposta mais freqüente foi a de que não podem contribuir.

Caminhada ecológica "muitos olhares sobre o Roger"
Para refletir mais sobre o que descobriram com a pesquisa, as crianças realizaram uma atividade interdisciplinar (todas as oficinas) o qual foi chamada de visita ecológica e percorreram várias ruas do bairro com o objetivo de unir uma atividade de saúde e conscientização da cidadania.
A caminhada superou as expectativas dos(as) educadores(as) quanto a consciência política dos(as) educandos(as) observada nos comentários das crianças e adolescentes durante a caminhada. A atividade seria encerrada com um lanche no Parque Ecológico (antigo lixão do Roger) que não foi permitido pela administração do mesmo. Fica o questionamento das crianças, adolescentes e educadores(as): CADÊ O PARQUE ECOLÓGICO DO ROGER?
Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi (83) 3241-5263