sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Formação para lideranças comunitárias

Na noite da quinta, 25 de fevereiro, o Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges” sediou a formação para lideranças comunitárias sobre Orçamento Democrático e Participação Popular.

A atividade foi a primeira formação para lideranças comunitárias do projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos/CSCF. O tema Orçamento Democrático foi abordado com assessoria de Auriceli Lopes que falou de forma clara sobre o tema, apontando como a comunidade deve participar deste instrumento de controle e proposição de melhorias para a comunidade. No segundo momento da oficina, o articulador político da Casa Peque Davi, Mirley Jonnes abordou a temática da participação popular a partir das conquistas que a Comissão de Advocacy do outro setor da comunidade conseguiu.

Após as discussões do trabalho, em grupo, para elencar os desafios da comunidade surgiram três reivindicações: O grupo 1 vai cobrar a resolução dos problemas da “Terra do nunca”( Esgoto a céu aberto, e lixo na rua); O grupo 2 vai cobrar celeridade para as ações da Comunidade do “S”( Relocação); O grupo três ficou com a comunidade do Mutirão (Esgoto atrás do Presídio, lixo na barreira. Como encaminhamento, os grupos vão se reunir nos locais escolhidos para intervenções com a finalidade de preparar o material para a apresentação.

A participação da comunidade com representações dos mais variados setores do bairro: lideranças comunitárias, delegados do orçamento democrático, Articulador Político da 10° região do orçamento democrático, agentes comunitários de Saúde das três equipes do Roger, apoiadora da unidade de saúde da família, coordenadora do Centro de Referência da Cidadania mostrou que o convite da Casa Pequeno Davi foi atendido. A formação contou com a presença do coordenador de projetos da Associação Concern Universal Brasil (ACUB), Hildevânio Macedo.

“Mesmo sabendo que alguns dos problemas levantados não são de responsabilidade da Prefeitura municipal de João Pessoa, os grupos estão comprometidos a acompanhar a resolução destes problemas até o fim. E nós da Casa Pequeno Davi estaremos juntos monitorando e dando suporte a cada iniciativa”, disse Mirley Jonnes, articulador político.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263
casapequenodavi@gmail.com

Lideranças participam de reunião do CMS de João Pessoa

Nesta quinta, 25 de fevereiro, o grupo de lideranças da Casa Pequeno Davi (Comissão de Advocacy) participou da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de João Pessoa que tinha como um dos pontos de pauta a aprovação da resolução que define a criação dos conselhos distritais de saúde.
A mobilização do grupo de lideranças da comunidade do Roger (Comissão de Advocacy) contribuiu efetivamente para a reforma da Unidade de Saúde da Família do Baixo Roger, em 2009, ação articulada com as equipes de saúde da família da comunidade e com o Distrito sanitário IV.
Desde 2009, a Casa Pequeno Davi vem favorecendo espaços de discussão com o Conselho Municipal de Saúde, que participou efetivamente em roda de diálogo com as lideranças comunitárias e trabalhadores das USF’s do Roger, da audiência pública da Câmara Municipal de João Pessoa com a secretaria de saúde, que deliberou pela reforma da unidade de saúde da família do baixo Roger, de capacitações de atores chaves da saúde, entre outros momentos.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

Seminário de enfrentamento ao trabalho infantil

O seminário é uma das ações do Petir e será realizado também nos demais municípios de atuação do mesmo.
Fortalecer parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e a sociedade de um modo geral. Esté é o objetivo do Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Santa Rita (PB) que acontecerá no dia 05 de março, no Centro Paroquial São Pedro e São Paulo (Avenida Patos, Tibiri II – Santa Rita).
O evento é uma ação do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir), desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária Nova Vida, Pastoral do Menor e Casa Pequeno Davi (Instituição Proponente) nos municípios de Bayeux, Santa Rita, Sapé e João Pessoa. O Petir é apoiado pelo Fundo Estadual da Infância e da Adolescência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PB) com repasse de recursos da Petrobras. O seminário tem o apoio da Rede Local de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente de Santa Rita e da Prefeitura Municipal, Rede Margarida Pró-Criança e Adolescente (Remar) e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba (Fepeti-PB).
A expectativa da coordenação do Projeto é reunir cerca de 100 atores sociais do poder público e da sociedade civil organizada para discutir ações de enfrentamento ao trabalho infantil no município.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com