segunda-feira, setembro 20, 2010

A arte que começa na Casa

Na última sexta-feira (17) ocorreu a II Mostre o seu Talento promovido pelo O Sebo Cultural de João Pessoa no Centro Cultural São Francisco. A Mostra contou com a participação de artistas paraibanos que expuseram seus quadros sob tema livre. A Casa Pequeno Davi teve o prazer de ter dois dos seus alunos, Douglas e Wanderley Nascimento participando do evento com suas obras. Wanderley Nascimento foi classificado na Mostra e teve seu trabalho reconhecido como um dos melhores.
Sobre a participação dos adolescentes na Mostra, o coordenador e educador da Oficina de Artes Visuais da Casa, Ilson Moraes, afirmou que se sente gratificado por ver seu trabalho junto aos alunos dando frutos. O educador é um dos grandes incentivadores para que os jovens invistam em sua carreira artística. Ele faz questão de participar de vários eventos e de levar consigo seus alunos. Para ele esta é uma forma de concretizar e estimular o trabalho artístico dos seus alunos.
O jovem Wanderley, por exemplo, tem participado de feiras, bienais, mostras culturais, exposições. Ao ser entrevistado, o jovem afirmou que esta é uma maneira de ele ter contato com outros artistas, ter contato com novas técnicas artísticas, ver o que anda sendo produzido e assim aprimorar a sua arte. O jovem tem 18 anos e há dez anos participa da Casa. Introspectivo e dono de um talento admirável, sonha em seguir a carreira artística e fazer da arte seu meio de vida.
Para o arte-educador, trabalhar com as artes visuais é valorizar a espontaneidade, a criatividade e a vivência do aluno, pois através disso vai se construindo o perfil artístico de cada um. E assim entre a preferência de cores, motivos como lagartixas, galos, casarios, igrejas, figuras humanas e buscando a forma através da argila, transformando-a em máscaras e objetos de cerâmica, os alunos da Oficina conseguem deixar um sólido registro de sua passagem pela Casa Pequeno Davi. Na sala da Oficina e pela Casa há telas, esculturas, objetos de cerâmica feitas pelos próprios alunos e que dão um ar especial ao lugar. Para ele o ato de criar torna a vida das crianças e adolescentes mais lúdica e com uma melhor visão do belo. Esta é sua grande recompensa. Para nós da Casa também é nossa grande recompensa. Parabéns aos dois alunos!
Emilayne Souto
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequendavi@gmail.com Fotos: David Quirino

1 comentário:

Robson disse...

Ótima reportagem! É muito bom ver um trabalho social, como este, dando frutos. Parábens!