terça-feira, maio 30, 2006

Entrevista com...Josiana Silva e Adriana Correia

A Casa Menina Mulher (CMM) é um núcleo da Casa Pequeno Davi (CPD). É mais um espaço para disseminar e praticar a missão da entidade junto com meninas, meninos em situação de risco social que vivem em comunidades próximas ao terminal rodoviário. O Blog da CPD foi ao encontro de Josiana Silva (coordenadora da CMM) e de Adriana Correia (Assistente Social da CMM), para conhecer mais um pouco da instituição
P: Quais atividades da CMM?
R: Atualmente estamos oferecendo as seguintes oficinas: Artes, Dança de Rua, Formação (para educando/as), Informática, Recreação, Ludo pedagógico (no espaço da CMM) e Esporte (Futebol), Dançam Popular, Informática, Percussão, Ludo pedagógico (no espaço da CPD). Além do trabalho com a meninada, a Casa Menina Mulher desenvolve atividades de formação humana na linha dos direitos/cidadania, violência, trabalho infantil, protagonismo com as famílias ,acima como, algumas iniciativas de geração de renda (arte em tecido no espaço da CPD).
P: Quais os tipos de problemáticas sociais mais freqüentes nas crianças e adolescentes da CMM?
R: Violência intrafamiliar; Desemprego familiar; Trabalho Infantil; Miséria/fome; Moradia má condição( falta de saneamento e aglomeração); Distorção idade/serie.
P: Quais os apoio da CMM?
R: Recursos oriundos da CPD tais como: UNICEF, CORDEID, Concern Universal União Européia; SEDES/PMJP-PETI, e outras doações.
P: Quantas crianças e adolescentes acolhe a CMM?
R: Em fevereiro de 2006 o numero era de 72 educando/as, mas a partir de março com ampliação do convenio CPD e SEDES/PMJP-PETI este numero atualmente é de 177 educando/as com a possibilidade de aumento de mais 54 crianças e adolescentes, passando assim o numero para 231 educando/as.
P: Quais a preferências de seleção uma vez que nem todas podem entrar na CMM?
R: Os critérios utilizados são: Lista de espera; visita domiciliar para averiguar as seguintes situações: situação sócio - econômica, situação de risco social (trabalho infantil, violência, questões de escolarização - distorção idade/série, evasão escolar, repetência escolar - e outras situações)
P: Quais os Projetos da CMM para desenvolver este ano de 2006?
R: A CMM este ano passa por muitas mudanças desde a coordenação (03 meses) e a chegada de um numero significante de educando/as e educadore/as novo/as. Para o ano de 2006 o grande Projeto esta sendo o desafio de ampliação de educandos de (70 para 231) e manter a qualidade nas atividades. Um outro projeto da CMM para 2006 é o trabalho com as famílias novatas, no sentido de proporcionar para estas, momentos formativos na linha da cidadania/direitos, violência, trabalho infantil e outros. Neste contexto, acreditamos que para o sucesso das atividades da CMM a proximidade diária entre CPD e CMM em relação às ações com o/as educando/as será fator preponderante.