segunda-feira, março 20, 2006

Casa Pequeno Davi recebe a segunda edição do Cine Volante

A Casa Pequeno Davi recebe nesta quinta-feira (23/03), às 19h30, a segunda exibição do projeto Cine Volante: circuito de cinema nos bairros, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

As exibições acontecem mensalmente e neste mês de março serão exibidos os curta-metragens Transubstancial, Alma e o vídeo-documentário Paola. A entrada é gratuita. O projeto Cine Volante, iniciado em 2005, exibe curta-metragens e vídeos produzidos na Paraíba, mas a versão deste mês incluiu o curta austríaco Um sonho impossível em homenagem as comemorações do Dia internacional da mulher.

Sinopses

Transubstancial: (Torquarto Joel, filme de ficção, 17 minutos, 2003). O universo existencial do poeta paraibano Augusto dos Anjos é apresentado através de cenas/quadros de fragmentos de seus poemas. Alma: (André Moraes, filme de ficção, com duração de 10 minutos, 2005). O olhar de uma menina sobre seu cotidiano. Numa casa isolada no interior vivem Alma e sua Avó. Num dia comum, Alma acorda e se olha no espelho. O espelho quebrado tem um reflexo distorcido da menina. Com esse simples fato ele entra num processo de questionamentos de si mesma, do existir e do mundo. Com um olhar puro, Alma observa as coisas com a admiração e espanto da primeira vez. A noite chega, finda o dia, para surgir outros como todos iguais de sua vida, e Alma continua a questionar, esse é o combustível para continuar vivendo. Paola: (Eduardo Chaves, vídeo documentário, com duração de 18 minutos, 2004). O dia-a-dia de José Bento dos Santos, mais conhecido como Paola, na pequena cidade de Caldas Brandão, no agreste da Paraíba. “Paola só conversa coisa de mulher”, diz uma vizinha. Paola luta contra o preconceito de suafamília e dos moradores da pequena comunidade onde mora.

Um sonho impossível: Uma produção francesa com duração de oito minutos, em estilo de animação e sem a presença de diálogos. Ele aborda a questão dos papéis sociais atribuídos a homens e mulheres na sociedade, como a divisão sexual, do trabalho e a desigualdade salarial existente.