terça-feira, março 02, 2010

Lideranças do Roger avaliam melhoria na USF após reforma

Comissão de lideranças da comunidade do Roger se reuniu, no último dia 1º de março, na Unidade de Saúde da Família, para avaliar os impactos da reforma na melhoria do atendimento à população.
A Comissão de Advocacy do Baixo Roger se reuniu com equipe da USF para avaliar o impacto da reforma, realizada em outubro de 2009, na melhoria do atendimento à população. Na ocasião, a apoiadora Talita Alves de Almeida fez uma apresentação dos números de atendimentos e acompanhamentos realizados pela Unidade.

Além dos dados apresentados foram discutidos pontos como a necessidade de um remapeamento do bairro para garantir a participação popular e favorecer acesso à população que utiliza os serviços da USF; a necessidade de aproveitar o terreno para a construção de uma horta de plantas medicinais, algo que já vem sendo articulado pela apoiadora; a necessidade de um vigilante noturno, além da necessidade de disseminar, de forma didática, as informações sobre a unidade, em relação aos serviços disponíveis, através de uma cartilha. Um aspecto extremamente importante apresentado foi o número de consultas marcadas pelos usuários que não comparecem ao atendimento, o que é identificado como absenteísmo. O número representa cerca de 45% das marcações e sinaliza a necessidade de uma ação conjunta para diminuir este número. “O absenteísmo emperra o acesso de quem realmente precisa de atendimentos especializados, fato que gera demora no processo de marcação. É preciso ver todas as variáveis deste problema”, explicou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.
A atividade é parte das ações do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos/Aid desenvolvido em parceria pela Casa Pequeno Davi, Associação Comunitária Nova Vida e Pastoral do Menor.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

“Terra do Nunca” recebe visita de lideranças do bairro

Sistema de esgotamento sanitário ineficiente, acúmulo de lixo em terrenos baldios são alguns dos desafios para os quais a comunidade precisa buscar solução de forma articulada.
A visita já foi um desdobramento da formação sobre Orçamento Democrático e Participação promovida no dia 25 de fevereiro para as lideranças comunitárias. Um dado relevante foi a participação dos líderes de comunidades vizinhas que se mostraram sensíveis às necessidades de coletivas. “Compareceram à visita seis líderes que, mesmo sem morar na comunidade estão sensibilizados da necessidade de uma intervenção naquele local”, explicou Mirley Jonnes.

Após conversa com os moradores da comunidade, a comissão decidiu pela confecção de uma faixa para ser levada para a reunião da Audiência do Orçamento Democrático da 10° Região que acontecerá na quarta-feira, 03 de março, às 19h30, no Jardim 13 de Maio, como uma forma de chamar a atenção dos gestores públicos para o problema.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com | Fotos: Mirley Jonnes

Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Santa Rita

Dia 05 de março, Centro Pastoral São Pedro e São Paulo - Tibiri - Santa Rita
O seminário tem como objetivo fortalecer parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e a sociedade de um modo geral, como uma das ações do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) e faz parte da Campanha Trabalho Infantil Não é Solução! que será estendida aos municípios de João Pessoa, Bayeux e Sapé.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com