sexta-feira, abril 15, 2011

Intercâmbio de adolescentes: eu e a comunidade

O tema da reunião do intercâmbio de adolescentes desta sexta, 15 de abril, foi "Eu e a comunidade". A conversa giroui em torno do bairro - o que tem de bom; o que pode melhorar. O grupo se encontra quinzenalmente, nos dois turnos, com representações diferentes para não atrapalhar o horário das aulas nas escolas.
As reuniões são acompanhadas por Rose Veloso, articuladora da instituição e pela educadora Lindalva Nunes e sempre pautam temas do cotidiano da instituição e da comunidade.
As crianças e adolescentes destacam que na comunidade onde moram, o Roger, tem muita coisa boa que precisa ser mostrada como o ginásio, posto de saúde, as escolas, as igrejas. Assim como apontaram o que precisa melhorar: a questão do meio ambiente como o saneamento porque existe muito esgoto a céu aberto e lixo jogado nas ruas; espaços de lazer para a comunidade como as praças; existência de bibliotecas públicas.
Entre outras questões lembraram de que precisa melhorar o transporte e a educação no trânsito.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Sopro Literário

Atividade para comemorar o Dia Nacional do Livro
O Polo de Leitura na Rede realizará nesta sábado, dia 16 de abril um Sopro Literário, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. A partir das 15h na Praça de Eventos do Shopping Tambiá, mediadoras(es) de leitura de diversas instituições que atuam promovendo ações que estimulam o gosto pela leitura na região metropolitana de João Pessoa, estarão recitando poemas e contando histórias infantis, para os passantes, crianças, jovens e adultos, que sentirem-se estimulados a ouvir uma boa história, ou apreciar um poema recitado ao pé do ouvido.
A atividade que antecipa a comemoração do dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato, está inserida na programação do Abril pro Bem, que teve inicio no dia 01 de abril e se estenderá até o próximo dia 20.
O Polo de Leitura
O Polo de Leitura na Rede é uma estratégia de articulação em rede, constituída por cinco instituições educativas que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em condição de pobreza social. Atualmente o Polo está composto pelas Aldeias Infantis SOS Brasil - Paraíba, Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APÔITCHA), Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand, Casa Pequeno Davi (CPD) e Associação Educativa Livro em Rodas (AELER) e conta com a parceria do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Programa Prazer em Ler.
Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento cultural de crianças, adolescentes e jovens, através de ações em rede que estimule a democratização do acesso, o gosto e a fruição literária, incorporando estas ações a rotina cotidiana dos habitantes da Região Metropolitana de João Pessoa, na perspectiva de uma sociedade leitora.

Texto: José Benedito (Bené)

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br