terça-feira, abril 18, 2006

Cine Volante, pela terceira vez, na Casa Pequeno Davi

Com a finalidade de levar a arte e a cultura do cinema às comunidades carentes, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio de sua Fundação Cultural (Funjope), realiza a segunda edição do Projeto Cine Volante, circuito de cinema nos bairros da capital. O projeto tem como principal objetivo a divulgação da produção nacional e paraibana nas comunidades que não têm acesso ao cinema convencional. Além da exibição dos filmes, serão realizados debates com cineastas locais para incentivar os telespectadores a escreverem redações partindo do seu próprio ponto de vista sobre o que assistiram. Desta feita, a Casa Pequeno Davi recebe pela terceira vez esta iniciativa no dia 20 de Abril.

Meio do Mundo, de Marcus Vilar
(ficção, 11 min, 2005) Lançamento do cineasta, o filme é baseado no conto homônimo do escritor sergipano Antônio Carlos Viana. Um menino enfrentará transformações ao ser levado pelo pai para “conhecer o mundo”.
O Cão Sedento, de Bruno Sales
(ficção, 10 min, 2005) Na João Pessoa atual, uma mulher que se passa por prostituta utiliza o fogo de maneira cruel enquanto percorre os cenários do dia e da noite da cidade.
Imagem 1: Making Off de O Cão Sedento
Bom dia, Maria de Nazaré!, de Bertrand Lira
(vídeo documentário, 20 min, 2003) Uma rádio comunitária, fruto do sonho de um grupo de jovens da favela Maria de Nazaré, tem papel fundamental no resgate da auto-estima da comunidade e no exercício de sua cidadania. A favela é resultado da ocupação de uma área situada entre dois bairros populares da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. De uma brincadeira de pré-adolescentes, a rádio evoluiu para um sistema de auto-falantes que atinge toda a comunidade, envolvendo crianças, jovens e adultos numa prática democrática de comunicação. O vídeo cota essa história, através de depoimentos de moradores e extensionistas da UFPB envolvidos no projeto.

Imagem 2: Bom dia Maria de Nazaré!

Assessoria de Comunicação da CPD. Fone: (83) 3241-5263 e casa@pequenodavi.org.br