quinta-feira, abril 02, 2009

Roda de Diálogo

Educadores(as) da Casa Pequeno Davi, da REMAR e da Concern Universal discutiram análise de conjuntura da educação na roda de diálogo, com assessoria da educadora popular Ana Gusmão.
O que é e quais os elementos presentes numa análise de conjuntura? Estas foram duas questões que nortearam a roda de diálogo promovida pela Casa Pequeno Davi, dentro do calendário de formação do mês de abril.
A dinâmica de trabalho do dia possibilitou ao grupo uma reflexão sobre os momentos históricos do Brasil que refletem na educação: da monarquia ao momento atual. Os elementos que são importantes numa análise de conjuntura - acontecimentos (fatos); Cenário (contexto); Atores(envolvidos - indivíduos ou instituições); Relações de forças (interesses) e Articulação entre conjuntura e estrutra. O grupo também deu ênfase ao momento das conferências que serão realizadas este ano e culminarão com a Conferência Nacional da Educação que acontecerá em 2010, em Brasília.
Como encaminhamento da atividade foi deliberada a criação de uma comissão para acompanhar mais de perto e fortalecer a participação nas conferências municipais, regionais e nacional de educação.

Ana Gusmão facilitou a atividade

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira