sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Formação para lideranças comunitárias

Na noite da quinta, 25 de fevereiro, o Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges” sediou a formação para lideranças comunitárias sobre Orçamento Democrático e Participação Popular.

A atividade foi a primeira formação para lideranças comunitárias do projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos/CSCF. O tema Orçamento Democrático foi abordado com assessoria de Auriceli Lopes que falou de forma clara sobre o tema, apontando como a comunidade deve participar deste instrumento de controle e proposição de melhorias para a comunidade. No segundo momento da oficina, o articulador político da Casa Peque Davi, Mirley Jonnes abordou a temática da participação popular a partir das conquistas que a Comissão de Advocacy do outro setor da comunidade conseguiu.

Após as discussões do trabalho, em grupo, para elencar os desafios da comunidade surgiram três reivindicações: O grupo 1 vai cobrar a resolução dos problemas da “Terra do nunca”( Esgoto a céu aberto, e lixo na rua); O grupo 2 vai cobrar celeridade para as ações da Comunidade do “S”( Relocação); O grupo três ficou com a comunidade do Mutirão (Esgoto atrás do Presídio, lixo na barreira. Como encaminhamento, os grupos vão se reunir nos locais escolhidos para intervenções com a finalidade de preparar o material para a apresentação.

A participação da comunidade com representações dos mais variados setores do bairro: lideranças comunitárias, delegados do orçamento democrático, Articulador Político da 10° região do orçamento democrático, agentes comunitários de Saúde das três equipes do Roger, apoiadora da unidade de saúde da família, coordenadora do Centro de Referência da Cidadania mostrou que o convite da Casa Pequeno Davi foi atendido. A formação contou com a presença do coordenador de projetos da Associação Concern Universal Brasil (ACUB), Hildevânio Macedo.

“Mesmo sabendo que alguns dos problemas levantados não são de responsabilidade da Prefeitura municipal de João Pessoa, os grupos estão comprometidos a acompanhar a resolução destes problemas até o fim. E nós da Casa Pequeno Davi estaremos juntos monitorando e dando suporte a cada iniciativa”, disse Mirley Jonnes, articulador político.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263
casapequenodavi@gmail.com

Sem comentários: