terça-feira, agosto 10, 2010

Acesso aos livros e aos espaços de leitura

A parceria entre projetos em rede que apoiam as ações da Casa Pequeno Davi e outras entidades possibilita o investimento na aquisição de livros didáticos para incentivar o gosto pela leitura. Os projetos Educação (con) Vivência Integral - apoiado pelo Juntos pela Educação e Leitura na Rede - apoiado pelo Instituto C&A têm objetivos comuns e com isso proporcionam às crianças e aos adolescentes o contato com o mundo dos livros.
O uso do espaço de leitura, a contação de histórias, o incentivo e o gosto pelos livros têm melhorado cada vez mais com o trabalho da mediadora de leitura Helioeny Carvalho. A função da mediadora é despertar nas crianças, adolescentes e educadores (as) um novo olhar para uma prática antiga, embora não muita exercitada pela meninada.
O trabalho com as escolas parceiras da Casa Pequeno Davi tem sido uma nova experiência para a mediadora Helioeny. "A experiência nas escolas rurais é bem diferente. Os alunos dedicam mais atenção", disse. Mas para ela, o perfil das crianças vem mudando. Estão aprendendo a ouvir, e despertando o hábito pela leitura comprovada pelo empréstimo de livros, os momentos nos espaços de leitura da escola ou da instituição.
Para Helioeny é bastante satisfatório quando se escuta uma criança falando bem das ações, do envolvimento com os livros. "Outro dia uma menina disse que a biblioteca agora tem vida e que está um encanto", resumiu.
Parceiros pela educação
O Projeto Educação (con) Vivência Integral possibilitou a compra de livros 1.141de literatura infantil que foram distribuídos entres as instituições parceiras que realizam atividades diretas com as crianças e adolescentes: escolas João Coutinho, Frei Afonso, Santos Dumont, Ana Higina e Escola de Educação Especial, Centro Cultural Piollin, Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, Centro de Atendimento Psicossocial (Capsi), Casa Pequeno Davi e Setor Casa menina Mulher.
O Projeto Leitura na Rede é desenvolvido em parceria da Casa Pequeno Davi, Aldeias Infantis SOS, Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá), EMEF Assis Chateaubriand, Biblioteca Livro em Roda com o objetivo de desenvolver atividades cotidianas de leitura e democratizar o acesso ao livro literário, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade leitora através de ações articuladas em rede.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

Sem comentários: