terça-feira, junho 30, 2009

Parceiros paraibanos analisam o relatório do UNICEF Situação da Criança e do Adolescente

A Casa Pequeno Davi reuniu 26 educadores/as populares e professoras de escolas públicas integrantes do projeto Mobilização para a Garantia do Direito ao Aprender, apoiado pelo UNICEF, para estudar o relatório SIAB 2009 - Situação da Criança e do Adolescente do Brasil. O evento aconteceu em 26 de junho, em João Pessoa. O grupo enfatizou que, pela primeira vez, foi feita uma avaliação sobre os dados nacionais dirigindo o olhar sobre as próprias ações com o objetivo de rever o papel de cada educador em relação aos avanços, desigualdades e desafios apresentados pelo UNICEF.

Como dito pelo professor Edson Guedes,"Achei excelente poistemos os dados estatísticos de fácil compreensão, objetivos, acessível a umpúblico não familiarizado com linguagens estatísticas. Outro educador reforça que o que foi apresentado tem tudo a ver com a nossa realidade, principalmente quandose fala da evasão dos adolescentes, deficientes e negros/as". A coordenadora da Casa Pequeno Davi, Cláudia Costa de Lima diz "penso que esses dados deveriam ter visibilidade em todos os meios de comunicação e cada brasileiro/a deveria saber o que se passa na educação do nosso país, para que juntos/as possamos ter um país mais igualitário e justo".

O relato do encontro traz um olhar sobre o SIAB 2009 que poderá servir aoutros educadores. Para o grupo o material trouxe subsídios ao trabalho doeducador e legitimou o que observam na prática. A apresentação de casossobre a escolaridade dos adolescentes e necessidade de ações integradas ede equipamentos sociais são essenciais para reverter o quadro de desigualdades. O conhecimento sobre os avanços nas matrículas em creche, pré-escola, educação indígena e educação especial foi útil, inclusive para observar os desafios apontados pelas desigualdades regionais, por idade, cor e condição social e relacioná-los ao indicado pela vivência escolar ou nas atividades sócio educativas.

A conclusão dos 26 educadores foi a certeza de que muito há a trabalhar para atender as questõesétnicas e a inclusão no processo de educação especial, considerando que aescola ainda não está preparada para atender e que cabe a cada educador oenfrentamento da exclusão.A Casa Pequeno Davi integra a Remar- Rede Margaridas Pro Crianças e Adolescentes da Paraíba formada por 14 entidades que atuam pela promoção dos direitos da criança e do adolescente. Os parceiros da Remar participam do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido na Paraíba e têm contribuído para a elaboração de planos municipais de educação e pela mobilização de gestores públicos , educadores e técnicos que participam do Selo UNICEf Município Aprovado.

Texto: Ana Maria Azevedo (Programme Specialist- UNICEF Brazil)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Sem comentários: