quinta-feira, junho 08, 2006

Projeto Catavento – PB representa Brasil em Portugal

No período de 11 a 13 de maio de 2006, aconteceu em Portugal a Conferência “Combate à exploração do trabalho infantil no mundo de Língua Portuguesa”. O evento reuniu representantes de todos os países de língua portuguesa e teve como objetivo a troca de experiência e construção de estratégias de combate à exploração do trabalho infantil nestes países. Segundo a coordenação do Projeto Catavento na Paraíba, a delegação do Brasil foi composta por representante do Fórum Nacional, através da coordenadora Isa Maria, e uma representante de crianças e adolescentes trabalhadoras, Kátia Cristina Correia participante do Catavento - PB.
A escolha dos representantes aconteceu através de reunião do Fórum Nacional. A Paraíba foi indicada por ser o Estado que mais se destacou nas ações de combate ao trabalho infantil. E a adolescente foi escolhida por ter uma forte história de vida no que se refere à exploração do trabalho e de busca pela superação desta condição.
Experiência da adolescente que representou o Catavento – PB em Portugal
Para Kátia Cristina a experiência fui muito boa. “Foi legar conhecer a experiência de outros países de adolescentes que trabalham... o que eles passaram, a história de vida”. A adolescente falou do slogan criado pelos adolescentes na conferência: “Liberdade é estudar, não nos deixe trabalhar”.
Algo que a adolescente destaca como resultado de sua participação na Conferência foi o compromisso assumido por eles (adolescentes) na prevenção e combate à exploração ao trabalho infanto-juvenil. “O que eu puder fazer para mudar a situação do trabalho infantil, divulgando campanhas, participando de ações que mobilizem para combater a exploração do trabalho infantil, eu vou fazer”.
Letra da Música (construída pelos participantes da Conferência)
Somos todos crianças
Continuando a sofrer
Olhem para o nosso futuro
E ajude-nos a vencer
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Queremos crescer em liberdade
Livre da opressão e da exploração
Com muita dignidade
E amor no coração
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Já que somos crianças
Não queremos trabalhar
A exploração tem que acabar
Nós queremos estudar
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi
Foto: Joelma Oliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»