terça-feira, setembro 28, 2010

"Dias D" mobilizam crianças e adolescentes para discutir os direitos humanos e da cidadania

Crianças e adolescentes da Casa Pequeno Davi participaram, nos dias 27 e 28 de setembro do Dia "D" - Dia dos Direitos. Nesses dois dias as atividades foram realizadas em sintonia com as várias oficinas (ludo, artes e esporte) para cada criança e adolescente expressar seu olhar sobre os direitos humanos.
“Foi uma atividade intensiva de disseminação de informações sobre os direitos humanos, principalmente os que são foco dos projetos que trabalhamos. Por isso planejamos o dia "D"”, explicou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.A atividade exigiu dos educadores uma atuação proativa em prol de uma atividade lúdica, extremamente formativa. Os projetos (Aid e CSCF) ofereceram toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades - materiais didáticos, tecido para confecção de painéis e lanche. Foi uma festa da cidadania. Todas as oficinas desenvolveram discussões dobre os direitos a partir de situações problemas apresentadas através de fotos, que denunciavam a negação dos direitos na comunidade, na cidade, no Estado e no país.
Metodologia Cada oficina recebeu uma foto mostrando uma denúncia de uma situação problema para que os grupos pudessem ter como base à discussão. Foi entregue um formulário individual, com o objetivo de sondar, previamente qual seria a postura do/a participante frente ao problema apresentado. A ficha solicitava nome, idade, oficina, qual a sugestão que cada um/a tem para resolver este problema. Ainda questionava se cada um/a tem direito a ter este problema resolvido e quem é responsável pela resolução do problema.Foram entregues kits de materiais didáticos (uma tela de murim de 2x1m) para que os/as participantes expressassem o resultado das discussões. Por fim, as oficinas se reuniram para socializar a produção e as discussões, afim de que todas as oficinas pudessem ter acesso ás informações referentes a todos os três direitos principais, que os projetos atuam.
O resultado correspondeu às expectativas na avaliação de Mirley Jonnes. “Destaco que todos, quer sejam educadores ou crianças e adolescentes avaliaram como ótimos os dois dias de atividade. Agora vou tentar influenciar a instituição para que isso se torne prática, como já discutimos há anos”, concluiu.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com | Fotos: Educadores/as

sexta-feira, setembro 24, 2010

Bazar de brinquedos

Na segunda semana de outubro, a Casa Pequeno Davi realizará um BAZAR beneficente. Por este motivo está aceitando doações de brinquedos.
Os bazares realizados pela instituição são para a captação de recursos que são aplicados nas atividades realizadas com crianças e adolescentes.
Estamos aguardando sua doação de brinquedos novos e usados (em bom estado de conservação). Aproveite e divulgue com amigos (as) e familiares mais uma forma de colaborar com o trabalho da instituição.
"A solidariedade converte em direito o que a caridade dá como favor."
(José Ingenieros)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, setembro 23, 2010

Cidadania e DH foi tema de formação de familiares

Cinquenta familiares da Casa Pequeno Davi discutiram sobre os direitos humanos, na última quarta (22), na atividade de formação com a assistente social, Cristina Chaves. O tema foi trabalhado com o objetivo de refletir sobre o tema cidadania e direitos humanos na perspectiva da universalidade e naturalidade dos DH's.
"A proposta de discutir o tema foi com o objetivo de mostrar para o grupo que o que se considera direito humano no Brasil, também deve ser, com o mesmo nível de exigência, de respeitabilidade e de garantia, em qualquer país do mundo", explicou Denise Oliveira, assistente social da Casa.
Durante o mês de outubro o tema foi focado com todos os públicos da instituição nas atividades cotidianas.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263
casapequenodavi@gmail.com

Convênio será assinado durante programação na Bica

Na próxima segunda, dia 27 de setembro, durante programação do Dia Mundial do Turismo, no Parque Arruda Câmara (Bica), a Casa Pequeno Davi e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) assinam convênio para implementação do projeto Formação de Condutores Ambientais do Parque Arruda Câmara.
Várias ações vão acontecer das 9h às 16h , incluindo atividades infantis. O evento é aberto ao público.

Visita para conhecer o trabalho da Casa Pequeno Davi : secretária Lígia Tavares e Vivian Maitê(Semam) e Edilson Lima (Bica) na Oficina de Flauta.

Através do Projeto de Formação de Condutores Ambientais espera-se uma maior aproximação com a comunidade e o despertar para o papel de cada cidadão na manutenção da Bica, além de estimular revitalização e preservação do parque.
Biodiversidade e Turismo
Instituído em 1979, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), este ano, o Dia Mundial do Turismo terá como tema a Biodiversidade e o turismo. O foco na biodiversidada tem como objetivo promover ações de conscientização da importância da preservação ambiental.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263
casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

segunda-feira, setembro 20, 2010

Roda de diálogo sobre saúde

Na última sexta (17), estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Higina participaram de uma roda de diálogo sobre saúde.
A atividade foi mais uma ação do Projeto Educação (con) Vivência Integral e envolveu diretamente profissionais da Unidade de Saúde da Família do Roger e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSi – Cirandar, parceiros do Projeto. O grupo de intercâmbio de crianças e adolescentes da manhã do mesmo projeto participará dando aquela animação e colaborando com o apoio à atividade.
Em sala, alunos tiram dúvidas sobre questões de saúde.
Apresentação cultural: Oficina de Música da Casa Pequeno Davi
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso

Sapateando e construindo cidadania

17 crianças do Setor Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi participaram, no dia 17 de setembro, em Lucena, de um intercâmbio entre grupos que particam sapataeado.
A proposta da atividade era promover a troca de experiências entre os participantes através de duas oficinas: a primeira 'construindo um espetáculo' e a segunda 'construindo cidadania' através da arte lúdica. As crianças foram acompanhadas pelos educadores.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

A arte que começa na Casa

Na última sexta-feira (17) ocorreu a II Mostre o seu Talento promovido pelo O Sebo Cultural de João Pessoa no Centro Cultural São Francisco. A Mostra contou com a participação de artistas paraibanos que expuseram seus quadros sob tema livre. A Casa Pequeno Davi teve o prazer de ter dois dos seus alunos, Douglas e Wanderley Nascimento participando do evento com suas obras. Wanderley Nascimento foi classificado na Mostra e teve seu trabalho reconhecido como um dos melhores.
Sobre a participação dos adolescentes na Mostra, o coordenador e educador da Oficina de Artes Visuais da Casa, Ilson Moraes, afirmou que se sente gratificado por ver seu trabalho junto aos alunos dando frutos. O educador é um dos grandes incentivadores para que os jovens invistam em sua carreira artística. Ele faz questão de participar de vários eventos e de levar consigo seus alunos. Para ele esta é uma forma de concretizar e estimular o trabalho artístico dos seus alunos.
O jovem Wanderley, por exemplo, tem participado de feiras, bienais, mostras culturais, exposições. Ao ser entrevistado, o jovem afirmou que esta é uma maneira de ele ter contato com outros artistas, ter contato com novas técnicas artísticas, ver o que anda sendo produzido e assim aprimorar a sua arte. O jovem tem 18 anos e há dez anos participa da Casa. Introspectivo e dono de um talento admirável, sonha em seguir a carreira artística e fazer da arte seu meio de vida.
Para o arte-educador, trabalhar com as artes visuais é valorizar a espontaneidade, a criatividade e a vivência do aluno, pois através disso vai se construindo o perfil artístico de cada um. E assim entre a preferência de cores, motivos como lagartixas, galos, casarios, igrejas, figuras humanas e buscando a forma através da argila, transformando-a em máscaras e objetos de cerâmica, os alunos da Oficina conseguem deixar um sólido registro de sua passagem pela Casa Pequeno Davi. Na sala da Oficina e pela Casa há telas, esculturas, objetos de cerâmica feitas pelos próprios alunos e que dão um ar especial ao lugar. Para ele o ato de criar torna a vida das crianças e adolescentes mais lúdica e com uma melhor visão do belo. Esta é sua grande recompensa. Para nós da Casa também é nossa grande recompensa. Parabéns aos dois alunos!
Emilayne Souto
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequendavi@gmail.com Fotos: David Quirino

Saúde da mulher é tema de encontro

O Encontro vai discutir a saúde da mulher e oferecer serviços no Roger Discutir assuntos da saúde como cuidados com o corpo, sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) é o objetivo do Encontro sobre Saúde da Mulher que será realizado no dia 25 de setembro, na Casa Pequeno Davi, Rua João Ramalho, 195 – Roger.
O evento é uma promoção da Cunhã Coletivo Feminista, em parceria com a Casa Pequeno Davi e o Distrito Sanitário IV. A atividade é financiada pela Fundação Ford e recebe o apoio local dos projetos Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos e Juntos pela Educação (Educação (con) Vivência Integral), desenvolvidos em parceria com instituições que atuam na comunidade do Roger. Segundo a organização do encontro a 25 de setembro. Vamos conversar sobre saúde, cuidados com o corpo, sexualidade, prevenção das DST e outros temas.
Durante a atividade haverá a distribuição de preservativos, exames citológicos com as três equipes do Programa da Saúde da Família do Roger. Serviço: Encontro sobre Saúde da Mulher Data: 25 de Setembro de 2010 (sábado) Horário: 8h30 às 16h Local: Casa Pequeno Davi - Rua João Ramalho, 195 - Roger Informações: 3241-5916 (Cunhã Coletivo Feminista) / 3241-5263 (Casa Pequeno Davi)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Unicef promove seminário sobre drogas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em ação articulada com as Secretaria de Estado da Saúde/Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) de Pernambuco, promove dia 22 de setembro de 2010, o Seminário DROGAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: Cenários e Alternativas para a Construção de Ações Integradas.
O Objetivo do encontro é compreender o contexto e implicações do uso das drogas na infância e adolescência e construir referências para transversalidade do tema no âmbito do trabalho realizado pelo UNICEF e parceiros nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
O Seminário vai contar com a participação de especialistas e gestores considerados estratégicos para uma melhor aproximação técnica com o tema e a qualificação do debate, tendo como foco a efetivação do cuidado às crianças e adolescentes.
O evento será realizado no Park Hotel. Rua dos Navegantes, número 09. Boa Viagem, Recife. Pernambuco, das 08h30 às 17h30.
Informações: 81-3059-5700/04/08.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, setembro 14, 2010

Nordeste discute política e Plano Decenal DCA

Os Fóruns Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Nordeste discutem de quinta-feira (16/9) até sábado (18/9) como a sociedade civil pode incidir na formulação da Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Plano Decenal, documentos em elaboração pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Os assuntos estão em pauta no Seminário da Região Nordeste do Fórum Nacional DCA de 2010: “Sujeitos políticos em movimento: incidência na construção do Plano Decenal e consolidação da Política Nacional DCA”, que acontecerá em Salvador (BA)!
Este será o segundo seminário regional promovido pelo Fórum Nacional DCA - o primeiro aconteceu na semana passada em Campo Grande (MS) e reuniu os Fóruns DCAs do Centro-Oeste. Veja ao final do texto o calendário dos seminários das demais regiões. Após a realização de todas as etapas regionais, os resultados das discussões serão sistematizados e debatidos em um seminário nacional, que acontecerá de 11 a 13 de novembro, em Brasília.
O encontro é destinado exclusivamente aos representantes dos Fóruns da região previamente inscritos. O Seminário do Nordeste deve reunir aproximadamente 300 participantes, incluindo adolescentes atendidos por programas das entidades filiadas aos Fóruns.
A Secretária Nacional do FNDCA, Erivã Velasco (Conselho Federal do Serviço Social – CFESS), espera que o debate incorpore as experiências, realidades e demandas regionais, uma vez que também deverão ser construídos os Planos Decenais Estaduais. Segundo Erivã Velasco, o seminário proporcionará a análise das conjunturas nacional e regional e o levantamento das problemáticas, visíveis e invisíveis na Política e no Plano Decenal.
A análise de conjuntura será feita por Jussara Nascimento – (CEDECA Casa Renascer e Fórum DCA RN). Já a mesa sobre a Política Nacional DCA terá a participação de Wanderlino Nogueira (ANCED-DCI-BR). Cada região também escolhe um tema regional para ser discutido e no Nordeste o tema será Direitos fundamentais de crianças e adolescentes e judicialização, que contará com a contribuição de Vitor Alencar (CEDECA/ DF).
O FNDCA realiza os seminários regionais em parceria com o CONANDA / Secretária Direitos Humanos (SDH), por meio de convênio, e apoios de Aldeias Infantis SOS, Amencar, ABMP, CNTE, Contag, Contratuh, Fenatibref, Fundação Fé e Alegria do Brasil, KNH, Instituto C&A, Instituo WCF Brasil, Marista, Plan Internacional e Visão Mundial.
Cronograma dos outros seminários:
- Seminário da Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ): 28 a 30 de setembro de 2010.
- Seminário da Região Sul – em Florianópolis (SC): 6 a 08 de outubro de 2010.
- Seminário da Região Norte – em Belém (PA): 27 a 29 de outubro de 2010.
- Seminário Nacional – Brasília (DF): 11 a 13 de novembro de 2010.
Fonte: Boletim Fórum Nacional DCA
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, setembro 10, 2010

Uma parceria que chega à maioridade

Parcerias, intercâmbios e ações voluntárias fortalecem o trabalho da Casa Pequeno Davi.
Durante um ano a jovem alemã Astrid Nortmeyer vai conviver cotidianamente com a família Pequeno Davi, aprendendo e contribuindo com as atividades da instituição. Astrid chegou em agosto e já começa a conhecer a realidade das crianças e da comunidade onde vivem.
Há mais de 18 anos a Casa Pequeno Davi mantém uma boa relação com amigos da Alemanha (Pastores) que durante o início dos anos 90 estiveram por aqui (Brasil) vivenciando um pouco dos sons, temperos, sotaques, gingados e conhecendo de perto a desigualdade social, além de participar de trabalhos sociais.
A convivência com a realidade brasileira, especialmente em João Pessoa (PB) motivou o grupo a continuar de alguma forma ajudando a mudaar a realidade que eles conheceram de perto. “Ao voltar ao seu país eles levaram o desejo de continuar ajudando a mudar essa realidade social que vivenciaram por aqui”, explica Cláudia Costa, coordenadora da Casa Pequeno Davi.

Várias atividades realizadas nas cidades de Karlsruhe e Mannheim, onde eles trabalharam, como exposição de fotografia, calendário do advento, correspondências entre as crianças, exposições e comercializações dos produtos da CPD na Alemanha, entre outras são fruto dessa relação que se estreita com o tempo.

Um dos eventos que marca o compromisso com a instituição é a promoção de um concerto anual que vem sendo realizado há dez anos por um grupo de jovens com o objetivo de captar recursos para as atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes. “Em Mannheim na comunidade Evangelisches Gnadenkirche foi onde mais atividades foram realizadas e é com isso que podemos afirmar que temos de fato um intercâmbio”, diz Cláudia.

Para conhecer a cultura alemã alguns educadores/as da Casa já foram à Alemanha, oportunidade que serviu para estreitar os laços com as pessoas que se dispõem a ajudar na missão institucional.

“Sonho que se sonha só é só um sonho... Sonho que se sonha junto é realidade” (Dom Helder Câmara)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, setembro 08, 2010

20 anos do Eca no desfile da Independência

Os 20 anos Estatuto da Criança e do Adolescente foi tema do desfile cívico nos 188 anos da Independência do Brasil. Crianças e adolescentes do intercâmbio de crianças e adolescentes do Projeto Educação (con) Vivência Integral participaram com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont do desfile no dia 7 de setembro.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, setembro 06, 2010

Encontro discute políticas públicas para a infância e adolescência

O 1º Encontro Estadual para Discussão sobre Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Paraíba será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Auditório Edigardo Ferreira Soares (Procuradoria Geral de Justiça).
Programação
DIA 13/09/2010

-13h00: Credenciamento (Apresentação Cultural)

-14h00: Solenidade de Abertura (Dra. Soraya Soares Nóbrega Escorel)

-14h30: Palestra: “POLÍTICA DE ATENÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, NA PERSPECTIVA DO GOVERNO FEDERAL”. Apresentação da Doutora Márcia Ústra Soares (Coordenadora Nacional do PPCAAM)

-16h00: Debate

-17h00: Encerramento (Cocktail)

DIA 14/09/2010

9h00: Apresentação do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte ( PPCAAM)

10h00: Debate (em seguida Cocktail)

12h00: Intervalo para almoço

14h00: Apresentação do Núcleo Federal

15h30: Debate (em seguida Cocktail)

16h00: Construção e Assinatura da Carta Proposta para Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Estado da Paraíba.

17h00: Encerramento

DIA 15/09/2010

-9H00: Estruturação da Comissão de Acompanhamento dos Casos em Proteção no Estado da Paraíba.

-10h30: Deliberações da Comissão.

-12h30: Encerramento (Cocktail)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, setembro 03, 2010

OS 20 ANOS DO Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA?

A celebração dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolecente continua em evidência em diferentes momentos para mobilizar e fazer conhecer com clareza a importância desse instrumento de defesa e garantia de cidadania para meninos e meninas de todo o Brasil. "Precisamos ter clareza de que o que queremos é mais gente sabendo do ECA e articulada para defender e garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes", disse Rose Veloso, articuladora política da Casa Pequeno Davi.
Hoje, 03 de setembro, as crianças, adolescentes e educadores(as) retiraram as blusas do ECA das gavetas e saíram às ruas do bairro pra relembrar que "independência se fortalece com direitos garantidos". Com esse pensamento que o grupo de intercâmbio de crianças e adolescentes do Projeto Educação: (con) Vivência Integral numa parceria com a EMEIEF Monsenhor João Coutinho e com todas/os da Casa Pequeno Davi integraram o desfile cívico alusivo ao 07 de setembro. A proposta foi discutida no grupo de adolescentes protagonistas da Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes (Remar).
Lindinalva e Gizely, representantes no Intercâmbio, da Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi e Império do Samba, com o apoio técnico de Luizinho, Voluntário da Difusora Comunitária Pequeno Davi, realizaram mais uma Rádio Caixinha chamando atenção da comunidade para o desfile e para o ECA nos seus 20 anos.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, setembro 02, 2010

Protagonismo e convivência

O exercício de apoiar a participação de crianças e adolescentes tem se fortalecido a partir do conjunto das várias atividades realizadas. Os/as educandos/as, abaixo relacionados, se mobilizaram e por aclamação do grupo de referência integraram o protagonismo infanto-juvenil da Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes - REMAR do município de João Pessoa e o grupo de protagonistas intermunicipal (João Pessoa/ Bayeux/ Santa Rita/ Lucena e Cabedelo).
Carlinhos - Escola Estadual Ana Higina/ Casa Pequeno Davi Etienne - Casa Menina Mulher/ Casa Pequeno Davi Gizely – Império do Samba/ Casa Pequeno Davi Jorisson – Escola Estadual de Educação Especial – EDESP Lindinalva - Casa Menina Mulher/ Casa Pequeno Davi Mayane – Escola Municipal Santos Dumont Marciano - Casa Pequeno Davi Wanessa – Escola Estadual Ana Higina Próximos compromissos do grupo para organização de um encontrão municipal e intermunicipal de adolescentes com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
  • 18 de setembro – sábado - Comissão municipal de João Pessoa
  • 02 de outubro – sábado - Comissão intermunicipal – 08h30
Muito sucesso à todas/os e façam circular as informações.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Foto: Remar

No ar: RÁDIO CAIXINHA

Esta é a minha, esta é a sua, esta é a nossa...RÁDIO CAIXINHA! Com essa vinheta crianças e adolescentes do Projeto Educação:(con) Vivência Integral colocaram no ar , no último dia 27 de agosto, mais um programa da Rádio Caixinha. Desta vez o tema foi sobre o combate à dengue! É o incentivo à reflexão e protagonismo sendo colocado em prática a partir do exercício da rádio. Nossos parabéns à turma que tem colocado a voz à disposição da notícia pra comunidade. Desta vez agradecemos a Juliana (Oficina de Flauta), Lindinalva (Oficina de Música), Luizinho (Voluntário) e Vinícius (Oficina de Música).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos texto: Rose Veloso

Convivência na leitura

Crianças e adolescentes participantes do intercâmbio e que representam as várias Instituições parceiras do Projeto Educação:(con) Vivência Integral estão envolvidas/os num processo de reencantamento do espaço de leitura em suas vidas e no compromisso de apoiar ações de incentivo à leitura para crianças dos bairros Roger/Varadouro. Tem sido assim na participação nos dias de leituras e nas várias rodas de diálogo sobre esse tema. O último dia 27 de agosto foi marcado por leituras literárias, roda de conversa e construção de dicas de leitura que foram colocadas no mural. Assim, o caminho da leitura vai ficando mais próximo e ganhando novos/as incentivadores/as, aliás, novíssimos/as, crianças e adolescentes que acompanharão a contadora de história Helioeny Carvalho numa parceria com o Projeto Pólo de Leitura Leitura na Rede. Outras histórias, com novos escritores/as, leitores/as e contadores/as virão e as sementes estão sendo cultivadas.
Assessoria de Comunicação - 32415263
casapequenodavi@gmail.com Texto e fotos: Rose Veloso (Articuladora Política)

quarta-feira, setembro 01, 2010

Lideranças do Roger participam de Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa

A comissão de lideranças apoiadas pelo projeto AID participou, nesta terça-feira, dia 31 de agosto, da Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa para discutir a problemática da faltas de segurança na capital. “As lideranças ocuparam as cadeiras dos vereadores e usou da palavra. O grupo foi para esta atividade a fim de ratificar a necessidade foco da iniciativa de Advocacy da comunidade que é a reativação do posto de polícia do bairro do Roger, numa perspectiva de policiamento comunitário”, explicou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi. Uma das lideranças do bairro, Juracy Mesquita, falou em nome da Comissão e destacou que os desde junho, data da Audiência Popular realizada na Casa Pequeno Davi, a Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba, não deu nenhuma resposta à solicitação da comunidade. Na oportunidade Juracy apresentou alguns dados coletados na comunidade, do dia da audiência até o momento.
Dados da comunidade
Foram registrados 5 assassinatos, 1 estupro, 1 tentativa de estupro, e inúmeros assaltos a moradores e também a residências em todo o território do bairro do Roger. Outro dado preocupante é o tráfico de drogas que cresce a cada dia. “Só quem sabe o que passamos somos nós, se dizemos que precisamos do policiamento comunitário é porque temos direitos e sentimos na pele a ausência dele”, desabafou a liderança. Para solicitar encaminhamentos em relação à segurança, o grupo levantou um abaixo assinado com mais de 1400 assinaturas de pessoas da comunidade. "Ontem tivemos a maior expressão do empoderamento popular que o projeto AID propõe, materializado nas lideranças do Roger”, concluiu o articulador Mirley.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes