terça-feira, junho 30, 2009

Formação em gênero

"Gênero e organização escolar: enfrentando desigualdades no cotidiano" foi o tema da oficina realizada por Lígia Freitas da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa.
Trabalhos em grupo para aprofundar as questões

Dentre os objetivos da oficina foram discutidas questões como o gênero nas instituições sociais, a importância de identificar os sinais para discutir sobre gênero nas atvidades com as crianças e adolescentes, identificar e refletir sobre as imagens que expressam preconceitos e estereótipos.

A assessora levou o grupo a refletir questões como: o que a gente percebe sobre as desigualdades de gênero na Casa, que desafios nos são impostos em relação ao tema, que soluções ou caminhos podemos percorrer para superar os desafios, no sentido de garantir a equidade de gênero.
Assessoria de Comunicação: 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Lígia Freitas

Parceiros paraibanos analisam o relatório do UNICEF Situação da Criança e do Adolescente

A Casa Pequeno Davi reuniu 26 educadores/as populares e professoras de escolas públicas integrantes do projeto Mobilização para a Garantia do Direito ao Aprender, apoiado pelo UNICEF, para estudar o relatório SIAB 2009 - Situação da Criança e do Adolescente do Brasil. O evento aconteceu em 26 de junho, em João Pessoa. O grupo enfatizou que, pela primeira vez, foi feita uma avaliação sobre os dados nacionais dirigindo o olhar sobre as próprias ações com o objetivo de rever o papel de cada educador em relação aos avanços, desigualdades e desafios apresentados pelo UNICEF.

Como dito pelo professor Edson Guedes,"Achei excelente poistemos os dados estatísticos de fácil compreensão, objetivos, acessível a umpúblico não familiarizado com linguagens estatísticas. Outro educador reforça que o que foi apresentado tem tudo a ver com a nossa realidade, principalmente quandose fala da evasão dos adolescentes, deficientes e negros/as". A coordenadora da Casa Pequeno Davi, Cláudia Costa de Lima diz "penso que esses dados deveriam ter visibilidade em todos os meios de comunicação e cada brasileiro/a deveria saber o que se passa na educação do nosso país, para que juntos/as possamos ter um país mais igualitário e justo".

O relato do encontro traz um olhar sobre o SIAB 2009 que poderá servir aoutros educadores. Para o grupo o material trouxe subsídios ao trabalho doeducador e legitimou o que observam na prática. A apresentação de casossobre a escolaridade dos adolescentes e necessidade de ações integradas ede equipamentos sociais são essenciais para reverter o quadro de desigualdades. O conhecimento sobre os avanços nas matrículas em creche, pré-escola, educação indígena e educação especial foi útil, inclusive para observar os desafios apontados pelas desigualdades regionais, por idade, cor e condição social e relacioná-los ao indicado pela vivência escolar ou nas atividades sócio educativas.

A conclusão dos 26 educadores foi a certeza de que muito há a trabalhar para atender as questõesétnicas e a inclusão no processo de educação especial, considerando que aescola ainda não está preparada para atender e que cabe a cada educador oenfrentamento da exclusão.A Casa Pequeno Davi integra a Remar- Rede Margaridas Pro Crianças e Adolescentes da Paraíba formada por 14 entidades que atuam pela promoção dos direitos da criança e do adolescente. Os parceiros da Remar participam do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido na Paraíba e têm contribuído para a elaboração de planos municipais de educação e pela mobilização de gestores públicos , educadores e técnicos que participam do Selo UNICEf Município Aprovado.

Texto: Ana Maria Azevedo (Programme Specialist- UNICEF Brazil)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira