O objetivo do seminário foi fortalecer as parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil em geral e promover a organização da rede local. o evento é uma das ações do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) executado pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida com o patrocínio da Petrobras através do repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
De acordo com a coordenadora do Petir, Rose Veloso, o seminário atendeu aos objetivos, sobretudo, em relação à organização da rede local. "Foram discutidas propostas de enfrentamento ao trabalho infantil no município e a partir da organização da rede local vai ser possível construir um calendário comum para atender a demanda da criança e do adolescente em relação ao orçamento, realização de eventos, enfim das políticas públicas", disse Rose Veloso.
Foram parceiros locais do seminário - Ministério Público, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e ainda a Concern Universal, União Europeia e o Projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos. Programação Cultural - Apresentações da peça "Os feirantes" da Companhia de Teatro e Circo Lua Crescente, criada como instrumento para discutir o tema trabalho infantil nas escolas e em outros espaços; da Banda de Música Santa Cecília (Secretaria de Educação) e do grupo de Dança de Rua do Peti/Usina (Secretaria de Promoção Social).
O seminário contou com a presença do prefeito da cidade, secretários de Educação e Promoção Social do Município; representante do Peti; representantes dos Programas de Saúde da Família (PSF's).