segunda-feira, maio 31, 2010

Trabalho infantil: consequências e enfrentamento

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba realizará, no dia 10 de junho, o Seminário "Trabalho infantil: consequências e enfrentamento" dentro da programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: 12 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.prac.ufpb.br/copac/escolaqueproteje/cursos.php

Divulgação

O evento será realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho; Poder Judiciário - /Tribunal de Justiça da Paraíba; Casa Pequeno Davi; Prefeitura Municipal de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba; Associação dos Magistrados do Trabalho 131ª Região; Fundac; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano; Ministério do Trabalho e Emprego e Federação Paraibana de Futebol.

Dia: 10 de junho de 2010

Horário: 08 às 17h30

Local: Auditório Des. Francisco Floriano da Nóbrega Espínola - Fórum Cível da Capital

PROGRAMAÇÃO 8h00 – Credenciamento

8h30 – Abertura e Composição da Mesa

8h50 – Apresentação cultural – Grupo de Flauta Doce - Casa Pequeno Davi

9h00 - Exposição Dialogada: “O trabalho infantil no esporte – Discussão da Lei Pelé” Facilitadores: Rafael Dias Marques – Procurador Regional do Trabalho da 8ª Região Manoel Alves da Silva Junior - Deputado Federal Coordenador: Manoel Ferreira Campos – Auditor Fiscal da SRTE/PB

10h30 - Debate

12h00 - Almoço

14h00 - Painel: “Aspectos Legais e Sociais do Trabalho Infantil” Facilitadores: Antônio Cavalcante da Costa Neto - Juiz do Trabalho de Guarabira Eduardo Varandas Araruna - Procurador Regional do Trabalho da 13ª Região Terçália Suassuna Vaz Lira – Professora do Departamento de Serviço Social da UEPB Coordenadora: Maria Lilian Leal de Souza – Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da AMATRA 13ª Região

15h30 - Exposição Dialogada: “O Papel dos Conselhos Tutelares no Enfrentamento ao Trabalho Infantil” Facilitadores: Cássia Vieira de Melo - Colaboradora na Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais Conselheiro Tutelar de João Pessoa Coordenadora: Maria Senharinha Soares Ramalho – Coordenadora do FEPETI/PB

16h30 – Debate dos Temas

17h30 – Coquetel de encerramento

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

"Lendo e aprendendo"

Mais uma vez a Casa Pequeno Davi recebeu as escolas parceiras para realizar o Dia da Leitura e da Convivência. Dessa vez, a participação foi das turmas de 3º e 4º anos do ensino fundamental. Atividades de leitura, encenação com fantoches, contação de histórias... tudo para incentivar o gosto pela leitura e despertar futuros(as) escritores(as).
Foram mais de 400 crianças, nos turnos manhã e tarde, das escolas municipais João Coutinho, Santos Dumont e Frei Afonso; e estaduais Ana Higina e Edesp; e da Casa Pequeno Davi, que em parceria realizam o Projeto Educação (con) Vivência Integral, no Polo Varadouro/Roger, com apoio do Juntos pela Educação (Instituto C&A, Vitae e Instituto Arcor Brasil).
As crianças ainda viram um vídeo da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e a Adolescência (Abrapia) sobre a violência sexual contra meninos e meninas. Um vídeo que abordou principalmente a necessidade e importância de dar atenção às crianças em casa ou na escola. Um alerta para pais ou responsáveis, educadores(as) e profissionais que lidam diariamente com as crianças e adolescentes com dicas sobre como agir em casos de alterações de comportamentos das crianças e adolescentes nesses ambientes.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Edna Nóbrega

sábado, maio 29, 2010

Comissão mobilizada para encontrar soluções para problemas da comunidade

Na quarta (26) aconteceu a terceira reunião da Comissão de Advocacy da comunidade Asa Branca. As lideranças desenvolveram os passos 3 e 4 do Plano: Desenvolvimento dos objetivos e a Análise da situação, respectivamente.
O grupo iniciou a análise da capacidade interna destacando como força: a disposição do grupo; a união do grupo; acreditar que é possível; a vivência do problema; o apoio da casa Pequeno Davi e as parcerias. Como pontos fracos foram destacados: a articulação com os políticos; o conhecimento da lei; desinteresse em participar de grande parte da comunidade devido o descrédito nos gestores e a limitação de tempo para os encontros.
Em relação às potencialidades: o momento político, a realização da conferência local que será realizada no próximo dia 09 de junho, às 19 horas, na Casa Pequeno Davi, como uma das ações do Plano de Advocacy.
O grupo identificou como riscos: o momento político; a desistência e não frequência das pessoas da comissão; a desmotivação e desmobilização da comissão; a não adesão da comunidade, a não abertura do governo.
Como encaminhamento foi discutida a necessidade de mais encontros para conseguir organizar o material a ser apresentado na conferência do dia 09.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, maio 28, 2010

No Fenart

Adolescentes do Setor Casa Menina Mulher conferiram de perto o 13º Festival Nacional de Arte (Fenart), no Espaço Cultural, no dia 26 de maio. Acompanhado pela educadora Lindalva Nunes, o grupo pode prestigiar os cenários, as exposições e a grande homenagem feita ao músico paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Lindalva Nunes

quinta-feira, maio 27, 2010

Dia da leitura e da convivência

Turmas de 3º e 4º anos de escolas e Ong's do Roger participam do DIA LEITURA E CONVIVÊNCIA! A atividade do Projeto Educação (con) Vivência Integral acontece nesta sexta (28) com a participação de 400 crianças e adolescentes nos turnos da manhã e da tarde.
O local do evento será a Casa Pequeno Davi, instituição proponente do projeto. Além das crianças e adolescentes estão sendo esperados professoras(es) e lideranças familiares e adolescentes das escolas públicas municipais João Coutinho, Frei Afonso, Santos Dumont e das estaduais Ana Higina e de Educação Especial (EDESP), do Setor Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi, Centro de Referência da Cidadania Maria Borges e Centro Cultural Piollin, todas parceiras do Projeto. Considerando o acesso à leitura como um direito, este dia será repleto de contações, informações e trocas. Dentre estas trocas o tema violência sexual contra crianças e adolescentes também será debatido na perspectiva de informar para prevenir.
Horários: manhã - 08 às 10h30 e tarde - 14 às 16h30
Local: Casa Pequeno Davi - Rua João Ramalho, 195 - Roger.
Você vai ficar de fora? Junte-se a nós e conte um conto com encanto!
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, maio 26, 2010

A importância da leitura

A importância do ato de ler foi o tema do intercâmbio de adolescentes da Casa Pequeno Davi e instituições parceiras nesta terça (25). Com a participação de 28 adolescentes, o momento foi facilitado pelo coordenador do Projeto Leitura na Rede, José Benedito de Brito.
A atividade foi realizada de forma integrada entre os projetos que trabalham leitura e protagonismo. Para a coordenadora pedagógica da Casa Pequeno Davi, Ana Raquel França, é necessário estimular a discussão entre os adolescentes sobre a importância da leitura.
"É importante discutir sobre essa questão em um espaço de educação não formal para contribuir com a descoberta sobre a leitura e quem sabe conquistar novos leitores e leitoras", disse Ana Raquel.

O intercâmbio de adolescentes acontece com a participação de representantes das instituições parceiras do Projeto Educação (con) Vivência Integral realizado pela Casa Pequeno Davi em parceria com as instituições: Associação Cultural Império do Samba; Centro Cultural Piollin; Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges”; EEFF Ana Higina e Escola Estadual de Educação Especial (EDESP); EMEF Frei Afonso; João Coutinho e Santos Dumont; Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi Cirandar e das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s I, II e III). O Projeto tem o apoio do Juntos pela Educação - Instituto C&A, Vitae e Instituto Arcor Brasil.

Sorteio de livro com participantes

Prazer em ler - Com o objetivo de "desenvolver atividades cotidianas de leitura e democratizar o acesso ao livro literário, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade leitora" está sendo implementado o Programa Prazer em Ler, com apoio do Instituto C&A. O Projeto "Leitura na rede" tem como proponente as Aldeias Infantis SOS-PB e está sendo desenvolvido em parceria com a Casa Pequeno Davi (Roger-João Pessoa), a Biblioteca Livro em Roda (Conde), a Ong Apôitchá (Lucena) e a EMEF Assis Chateaubriand (Alto do Mateus - João Pessoa).
Assessoria de Comnunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ana Raquel

terça-feira, maio 25, 2010

Ações de enfrentamento ao trabalho infantil são discutidas em Bayeux

O Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Bayeux reuniu mais de 170 pessoas dos três poderes - executivo, legislativo e judiciário, no dia 21 de maio.
O Seminário promovido pelo Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) teve como objetivo fortalecer parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e a sociedade de um modo geral.
Em Bayeux aconteceu o terceiro seminário programado na campanha de enfrentamento ao trabalho infantil. Os dois primeiros foram realizados em Santa Rita (05 de março) e Sapé (08 de abril).
Em Bayeux, a exemplo dos outros municípios a adesão dos gestores públicos, das entidades que atuam na defesa e proteção da infância e juventude, do Cnselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; do Conselho Tutelar; do Ministério Público e da Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes (REMAR).
Hino do município foi apresentado pelo grupo de flauta da Casa da Menina e do Menino (Pastoral do Menor) na abertura do seminário
O seminário de João Pessoa encerrará o ciclo de seminários municipais do Petir. A organização já foi iniciada com a criação comissão composta por representantes do poder público e das organizações não governamentais que está se reunindo sistematicamente para a realização do evento, em julho.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, maio 24, 2010

Peça "Os feirantes" atinge objetivos

"Os feirantes", uma esquete de vinte minutos foi utilizada como recurso didático para debater o tema do trabalho infantil com alunos das escolas nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Sapé.
Sensibilizar o público de crianças e adolescentes das escolas, utilizando uma linguagem simples, compreensiva e adequada às faixas etárias. Todas esses cuidados didáticos e pedagógicos foram fundamentais para a construção da peça "Os feirantes" produzida pelo Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) como ação da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil. A peça foi criada pela Companhia de Teatro e Circo "Lua Crescente", de João Pessoa. "A experiência de trabalhar o tema Trabalho Infantil através da peça foi importantíssimo, as crianças e adolescentes prestavam muita atenção à cada explicação dada. O público se mostrava sensibilizado e emocionado, no final era aberto uma pequena discussão com questionamentos e explicações. Quando terminava a apresentação crianças vítimas do Trabalho Infantil vinham ao encontro dos componentes contar suas experiências de vida", explicou Socorro Belisário, da Pastoral do Menor.
Escola Estadual Maria Bronzeado, Mangabeira - João Pessoa, 13 de maio.
Escola Estadual Tancredo Neves, Bairro São Bento - Bayeux, 26 de abril.
O Petir é realizado em parceria entre a Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor (PAMEN-PB) e a Associação Comunitária Nova Vida (ACNV-Sapé), através do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fundesc).
Assessoria de Comunicação 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Socorro Belisário

sexta-feira, maio 21, 2010

Articulação da rede local no Roger

Companheiro e companheira que sonha e constrói um mundo melhor a partir do seu saber e fazer na comunidade do Roger, voltamos a te convidar para uma reunião que tem por objetivos:
1. Conhecer ações locais de melhoria da qualidade de vida que estão sendo pensadas e executadas no Bairro; 2. Conhecer diagnósticos do Bairro e metas do Orçamento Democrático; 3. Organizar a estrutura da rede (nome, período de reuniões, grupo de organização...)
Tenha certeza que ninguém é mais apropriado que você mesmo (a) para expressar suas opiniões, por isso contamos com sua presença!
UM POUCO DE HISTÓRIA...
No dia 20 de abril, 3ª feira, um grupo de cerca 40 pessoas, representando 18 instituições do bairro se reuniu na Casa Pequeno Davi e após momento de entrosamento conversou sobre a importância de melhorar a articulação das ações de melhoria da qualidade de vida e de proteção das crianças, adolescentes e famílias do Bairro.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Comissão discute segurança no bairro

Nesta quinta (20) a Comissão do Baixo Roger se reuniu pela segunda vez para analisar e discutir encaminhamentos em prol da reforma e reativação do posto policial da comunidade, assim como a conjuntura que perpassa esse desafio, levando em conta o momento político e as suas consequências.
O grupo vem planejando ações em prol da reforma e reativação do posto policial da comunidade como um núcleo de policiamento comunitário. Após discussões o grupo concluiu que para ter uma unidade de policiamento comunitário não precisa ter dados alarmantes de violência. A ação deve ser preventiva como disse a líder Josineide do Nascimento , acrescentado que a ação objetiva evitar o pior. Como encaminhamento, após a análise sobre a política de segurança, a comissão apontou a necessidade de um momento formativo para que se tenha mais propriedade no momento de reivindicar esse direito. A partir de segunda feira será iniciada a articulação com o Comando Geral, para que alguém da própria Polícia Militar possa vir, ou receber as lideranças para um momento formativo. De acordo com o articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes, foi pensado que este momento pode ser conciliado com uma a algum núcleo de policiamento comunitário, para as lideranças conhecerem o seu funcionamento. As ações da Comissão acontecem com o apoio do Projeto Ação Integrada de Desenvolvimento (AID).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

quinta-feira, maio 20, 2010

Comissão de advocay se fortalece no Roger

Nesta quarta (19) a Comissão de Advocacy da Comunidade Asa Branca se reuniu num segundo momento para dar início a formação em advocacy para compreender a metodologia do desenvolvimento de uma intervenção estratégica que favoreça a consecução da melhoria da qualidade de vida da população. O primeiro momento serviu para o grupo tomar conhecimento sobre o projeto e os processos já empreendidos.
Para o articulador político da Casa Pequeno, Mirley Jonnes a participação da comunidade foi boa. “Contamos com a participação de 14 pessoas entre crianças e idosos participaram da reunião, entre elas uma senhora com deficiência auditiva, o que exigiu mais atenção e esforço para garantir a assimilação de todos (as)”, explicou Mirley. Foram abordadas, na oportunidade, várias questões sobre cidadania, principalmente com o intuito de desmistificar a conjuntura política e da democracia representativa.
Na avaliação do articulador, a atividade foi estimulante. “O grupo já sabe do que se trata, quais os tipos e abordagens e estratégias que podem nortear uma iniciativa de advocacy; quais e quantos passos precisará dar até chegar a conquista”, disse.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, maio 18, 2010

Seminário do Petir em Bayeux

Uma das ações da campanha do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir), que acontece na sexta, 21 de maio, o Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Bayeux tem como objetivo fortalecer parcerias voltadas à proteção das crianças e adolescentes entre instituições governamentais, não governamentais e a sociedade de um modo geral. O local do seminário será o Lar Fabiano de Cristo, localizado na Rua Osvaldo Cruz, no Bairro da Imaculada - Bayeux.
O seminário conta com as parcerias da Prefeitura Municipal de Bayeux (Secretarias e Serviços ligados ao Trabalho e Ação Social, Saúde e Educação), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes (REMAR), Ordem dos Pastores de Bayeux e Câmara Municipal de Bayeux.
PROGRAMAÇÃO

08 às 08h30 - Credenciamento e café da manhã musical Acolhida: Grupo Diamantes do Som - CRIS

08h30 - Composição Mesa de Abertura - Coord. Representante PETIR

08h40 - Hino Nacional e de Bayeux - Grupo de Flauta da Casa da Menina e do Menino (Bayeux)

08h50 - Fala da Mesa

09h10 - Apresentação Esquete "Os Feirantes"

09h30 - 1ª Mesa - Trabalho Infantil: Conceito, História e Legislação Coordenação - Secretaria de Educação - Dra Lilian Leal - Juíza do Trabalho - AMATRA - Mestranda Senharinha Soares - Coord. do FEPETI

11h - 2ª mesa - Trabalho Infantil e Políticas Públicas Coordenação - Secretaria de Saúde - Assistente Social - Viviane Carvalho - Coordenadora Estadual do PETI - Auditora Fiscal do Trabalho - Rachel Mendes - SRTE/PB

12h15 - Avaliação

13h30 – PETI Municipal – Apresentação

14h – Vídeo documentário – A que preço?

14h15 – 3ª Mesa – Ações locais de enfrentamento ao trabalho infantil – Coordenação Secretaria de Trabalho e Promoção Social Representantes: Ministério Público, Secretaria de Trabalho e Promoção Social - PETI, Câmara Municipal, CMDCA - Bayeux e Conselho Tutelar

14h40 – Grupos de Trabalho

15h40 – Socialização dos Grupos de Trabalho - Coord. REMAR

16h – Encaminhamentos e avaliação do Seminário

16h30 – Lanche e entrega do certificado

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Acervo disponível também para empréstimo

"Um livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar" (Rubem Alves)
A Casa Pequeno Davi iniciou o serviço de empréstimo de livros da para as crianças e adolescentes. Agora quem precisar e desejar levar um livro para casa deve procurar a educadora Helioeny de segunda a quinta feira nos horários de atividades da instituição.
Antes o acervo era consultado na Sala de Leitura "Jaime do Boer" com ou sem acompanhamento dos (as) educadores (as), e utilizado nas atividades pedagógicas e de recreação. Agora as crianças e adolescentes podem levar o material para partilhar coma família, vizinhos, amigos. Para a educadora Edna vai ser importante ter mais tempo com o livro que é trabalhado em sala. "As crianças também vão poder reler as histórias que mais gostaram", explicou a educadora.
A orientação para que o acesso seja democratizado, quem pegar o livro na segunda-feira precisar devolver na quinta. Já quem pegar o empréstimo na quinta, a devolução deve ser feita na segunda, por exemplo.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, maio 17, 2010

Saneamento básiso é a maior reivindicação da comunidade ASA Branca

A Comunidade ASA Branca continua se mobilizando para mudanças. No último sábado, 15 de maio, à tarde, aconteceu o primeiro encontro da comissão da comunidade. Na oportunidade , a participação de um grupo, ainda pequeno, ficou sinalizado que as ações serão bem qualificadas.
A atividade aconteceu no salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes e serviu para o grupo estudar o problema definido na assembléia da apresentação do Diagnóstico.
O grupo definiu que o acesso ao fornecimento de água regular é uma prioridade dentro do Saneamento básico para a comunidade, mas identificou que a ineficácia e cobertura limitada do serviço de esgotamento público precisará também de uma intervenção. Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi explica que o fornecimento de água regular aumentará a emissão de resíduos líquidos fato que sem uma intervenção no sentido de ampliar o serviço de esgotamento público, ou de tecnologias de tratamento de esgoto, poderá prejudicar em muito o meio ambiente e o Parque Arruda Câmara (a Bica), principal destino do esgoto das residências que não tem acesso ao esgotamento público, inclusive fossas.
Reunião - Quem não participou da atividada justificou a ausência, mas o grupo espera que no encontro da comissão, no dia 19 (quarta), às 14h, no Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, haja uma maior participação das pessoas que se dispuseram a contribuir no processo de busca pela melhoria a qualidade de vida na comunidade.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

Lideranças avançam em busca de melhoria para a comunidade

A Comissão de Advocacy da Comunidade do "S", no bairro do Roger, se reuniu no dia 15 de maio, na Casa Pequeno Davi, para dar continuidade às discussões do primeiro encontro. "Apesar do número de participantes não ter sido o esperado, bem menor do qu estavámos esperando, novas lideranças se fizeram presentes para somar com o processo de traçar estratégias para legitimar a iniciativa", afirmou Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.
Segundo Mirley o grupo presente demonstrou firmeza no propósito de buscar melhorias para a comunidade. O encontro também foi momento para discutir a conjuntura política, o papel do Estado e a importância do monitoramento das ações do Governo, como uma ferramenta de busca e pressão por melhoria na qualidade de vida.
"Não avançamos nas discussões dos passos porque o próprio grupo achou melhor esperar a vinda das pessoas identificadas como estratégicas para participar desta atividade, que por motivos maiores não puderam se fazer presente na atividade", explicou o articulador.
Agenda - O grupo planejou um próximo encontro para o dia 22 de maio. A comissão espera que a participação cresça, a fim de legitimar a iniciativa e avançar de busca por celeridade nos processos da relocação das famílias, processo iniciado desde o ano passado, uma conquista a ser alcançada pela comunidade depois de muita negociação e diálogo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

sexta-feira, maio 14, 2010

Comunidade discute resultada da pesquisa

A Comunidade Asa Branca, no Roger, discutiu sobre a realidade apresentada no diagnóstico da pesquisa
Foi um momento de apresentação do diagnóstico da pesquisa na Comunidade Asa Branca dentro das ações do Projeto CSCF. A atividade aconteceu no dia 22 de abril, no salão da Capela Nossa Senhora de Lourdes com a presença de um público estimado em mais de 40 pessoas.
Foi um momento de reconhecimento, reflexão e analise do diagnóstico, dos problemas relacionados à Saúde, Educação e Sanemaneto básico, tanto para a própria comunidade, no sentido de que ela a partir de agora tem conhecimento da opinião dos demais moradores sobre os problemas da comunidade, como para os atores chaves (autoridades e representantes do governo municipal) que compareceram a atividade no intuito de ouvir os problemas da comunidade para que possam, cada um no que lhe cabe, contribuir no processo de incidência política da comunidade, por melhorias na qualidade de vida.
Além destes atores chaves tivemos várias lideranças comunitárias, comprometidas com o desenvolvimento da comunidade e dispostas a contribuir e participar das iniciativas de incidência política, oriundas da comunidade. “Isso mostra que as estratégias de comunicação estamos utilizando tem cumprido o seu papel (o convite pessoal, mesmo informal sem o papel, uma ligação telefônica, um carro de som)”, comemora Mirley Jonnes.
Segundo o Mirley, as pessoas reagiram aos dados apresentados, fato que enriqueceu a discussão e favoreceu um debate. No debate, a luta pela retirada do Presídio do Roger (projeto em andamento) foi um ponto levantado por Fernanda Benvenutt. “Precisamos lutar para que onde hoje funciona o presídio, seja construído um espaço de educação e lazer, para retirar o estigma que o Roger carrega, por possuir um presídio seu território, fora dos padrões de dignidade para que está preso e um risco eminente para comunidade que está ao seu redor”, desabafou.
O diretor do Parque Arruda Câmara Edilson Batista destacou a importância do foco de articulação popular da comunidade e ratificou “O problema de saneamento básico da comunidade é um problema grave para a preservação do Parque”, disse. O Diretor da Escola de Educação Ambiental Neimar Marcos falou das novas tecnologias em sanemento ambiental e da possibilidade de parceria para a implementação de algumas delas na comunidade.
Após a apresentação dos dados da pesquisa uma comissão foi eleita e legitimou as três prioridades: saneamento, saúde e educação. A comissão instituída inicialmente por 10 pessoas irá mobilizar outras pessoas para contribuir na elaboração da iniciativa de Advocacy. Participantes – O momento contou com a presença de Auricely Lopes, representante da coordenadoria do Orçamento Democrático, Antonio Rodrigues Articulador Político da 10ª Região do Orçamento Democrático, Pe. Júlio Masson, Vigário da Paróquia do Roger, Pe. Michel da congregação RSV um dos fundadores da comunidade Asa Branca, Tibério Limeira, Chefe de Gabinete da Vereadora Sandra Marrocos, Fernando Milanês Neto, representando o mandato do vereador Fernando Milanês, Ivanilda Melo Diretora do centro de Referência da Cidadania Maria Borges, Fernanda Benvenutte representante da ASTRAPA e do movimento LGBT de João Pessoa, Ednaldo Travassos “Mano da Império” Representando Associação Cultural Império do Samba, Malu Farias e Dário P. da Associação Angola Palmares do Roger, Edilson Batista de Lima, Diretor do Parque Arruda Câmara, Neimar Marcos – Coordenador do Centro de Educação Ambiental da SEMAN, Sérgio da Silva Rodrigues, Genilson dos Santos, Claudineide Pereira, Edileide Araújo e Josiney Vieira representando a Unidade de Saúde da Família do Roger. Todos reiteraram compromisso de contribuir no que for preciso nas ações de incidência política na busca por melhoria na qualidade de vida para a comunidade.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

Comissão do "S" mobiliza a comunidade

As reuniões estão acontecendo sistematicamente e a ideia é articular cada vez mais a comunidade para provocar mudanças coletivas.

A primeira reunião da Comissão da Comunidade do "S" aconteceu no dia 08 de maio com a participação de representantes do bairro. Na ocasião, o grupo fez o resgate histórico das mobilizações já realizadas pela comunidade para fortalecer a interlocução com o governo municipal. As ações são apoiadas pela Casa Pequeno Davi através do Projeto AID.

A Comissão refletiu também sobre o problema da lentidão na relocação da comunidade e definiu como objetivo da iniciativa de advocacy acelerar esse processo. Ainda traçou algumas estratégias de ação no sentido de ampliar a comissão com atores estratégicos e desenvolver atividades que favoreçam a sensibilização do governo municipal diante desse desafio.

Para o articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes, o grupo está bem motivado. "Nós estaremos aqui para assessorar no que for possível para que a comunidade desenvolva uma iniciativa de advocacy qualificada e estratégica", disse.

Próximo encontro - No dia 15 de maio acontecerá o segundo encontro que contará com a participação de novas lideranças da comunidade, identificadas pelo grupo na última reunião e forma mobilizadas ao longo da semana para participar da construção da iniciativa de advocacy.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, maio 13, 2010

Projeto "Leitura na Rede"

Surge na Região Metropolitana de João Pessoa mais uma iniciativa que vem beneficiar crianças e adolescentes. É a chamada “Leitura na Rede”, que consiste na união de 05 entidades em prol do desenvolvimento de leitura.
No final de dezembro de 2009, o Instituto C&A divulgou um edital para a seleção de projetos para a constituição de polos de leitura no âmbito do programa Prazer em Ler. Foram selecionadas 73 instituições voltadas à educação de crianças e adolescentes, que foram reunidas em 15 polos de leitura.
Temos a como organização proponente: Aldeias Infantis SOS Brasil – João Pessoa (PB) e como demais integrantes: Conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand – Bayeux (PB); Associação Educativa Livro em Roda (Aeler) – Conde (PB); Casa Pequeno Davi – João Pessoa (PB); Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá) – Lucena (PB).
O programa Prazer em Ler foi criado em 2006, com o objetivo de promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil. As cidades que contarão com esta iniciativa, além das cidades paraibanas são: Rio de Janeiro (RJ), Recife/Olinda (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Luiz (MA), Salvador (BA), São Paulo (SP), Guaratinguetá (SP), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Natal/Parnamirim (RN) e Paraty (RJ).
Ações como estas mostram que instituições da sociedade civil e escolas públicas, juntas, podem construir um Brasil leitor e transformar a face de um país.
_________________________ Ana Raquel de Oliveira França Coordenadora Pedagógica - Casa Pequeno Davi
Assessoria de Comunicação -3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

18 de Maio

Comunidade se mobiliza no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
A Casa Pequeno Davi, através do Setor Casa Menina Mulher, juntamente com a Rede Amiga da Ilha do Bispo vai promover uma Campanha de Enfrentamento a Violência sexual de crianças e adolescentes com uma programa durante a semana (10 a 14) alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. Além da Casa Menina Mulher, participam da rede de articulação da campanha: CRAS, ARCA, PSF’s, escolas municipais Frutuoso Barbosa e Peregrino Carvalho e a Escola Estadual Raul Machado.
Segundo a assistente social da Casa Pequeno Davi, Adriana Oliveira, as atividades propostas terão a adesão das famílias, crianças e comunidade em geral, o que é fundamental para que as ações atinjam resultados positivos.
“As famílias serão mobilizadas para participar efetivamente da campanha, especialmente da exibição do vídeo e da caminhada (12 e 14, respectivamente), para a qual todos estão convidados a participar usando camiseta branca”, explicou Adriana.
Programação
DIA 10 – CRAS no PSF (manhã); PSF na E. E. Raul Machado (manhã). DIA 11 – ARCA na E. M. Peregrino de Carvalho (manhã) e ARCA na E. M. Frutuoso Barbosa (tarde). DIA 12 – A rede com as famílias assistidas por estas entidades na E. E. Raul Machado para um vídeo-debate, às 14 horas. DIA 13 – Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher com o PETI na ARCA para uma roda de diálogo (tarde). DIA 14 – Caminhada com toda a rede e a comunidade a partir das 08 horas, com concentração no CRAS - Ilha do Bispo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, maio 07, 2010

Vídeo do Bazar das Mães

Assessoria de Comunicação -3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Vídeo de Claudio Angehrn

Bazar movimentado

Brinquedos, roupas, eletro-eletrônicos, produtos de higiene pessoal, óculos, relógios foram os itens mais procurados e vendidos no Bazar comemorativo do Dia das Mães realizado na sexta, 07 de maio. Foi o segundo bazar do ano e contou com a participação da comunidade e amigos da Casa Pequeno Davi colaborando com as ações promovidas pela instituição.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira/Gutemberg Nascimento

segunda-feira, maio 03, 2010

Bazar comemorativo

Divulge! Participe!

A Casa Promove no dia 07 de maio o Bazar comemorativo do Dia das Mães, a partir das 15h, na sede da instituição localizada no bairro do Roger - Rua João Ramalho, 195. Você encontrará produtos diversos: canetas, camisetas, blocos, chaveiros, óculos de sol, perfumes, eletro-eletrônicos (alguns produtos de doação da Receita Federal), bolsas.

Além de conhecer você também colabora com o trabalho realizado com mais de 390 crianças e adolescentes do Roger e Varadouro. Os produtos dos bazares são resultados do trabalho de captação de recursos através de campanhas de doação com pessoas físicas e jurídicas.

Os bazares realizados pela Casa são destinados à comunidade em geral como o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades com crianças e adolescentes através das oficinas: ludopedagógico; artes visuais; música (flauta, coral, pífano); dança (popular e de rua); esporte; informática, além das atividades de formação humana.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com