No dia 21 de junho de 2010, os (as) educadores (as) da Casa Pequeno Davi participaram da formação sobre desenvolvimento comunitário com enfoque nos elementos que contribuem para o empoderamento da comunidade ou não.
A oficina sobre Desenvolvimento Comunitário aconteceu nos dois turnos com a assessoria do técnico da Associação Concern Universal Brasil (ACUB), Hildevânio Macedo. O primeiro momento teve como objetivo conhecer o histórico da comunidade e visualizar os fatores que propiciam e os que dificultam esse desenvolvimento. Foi o momento de perceber o que, de fato, define as mudanças no espaço da comunidade seja aspecto político, social, cultural, geográfico, entre outros.
No segundo momento foram discutidos os fatores que favorecem o empoderamento do para a cidadania a partir do grupo em que está inserido. O terceiro momento serviu para pontuar desafios do processo de desenvolvimento comunitário, com sugestões do grupo de ações que podem mudar a realidade. No quarto momento, o grupo discutiu sobre o papel da Casa Pequeno Davi no empoderamento comunitário.
A instituição que há 25 anos está inserida na comunidade e atua na defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente. A partir de um resgate histórico institucional foi dito que desde 2007 as ações da Casa Pequeno Davi passaram a contribuir de forma mais sistemática com o desenvolvimento comunitário. Os participantes lembravam que se a comunidade não vê a mudança ela não acredita que a vida dela vai melhorar. De modo que é preciso organizar, registrar, tornar histórico o processo do desenvolvimento comunitário.
Sem comentários:
Enviar um comentário