sexta-feira, julho 28, 2006
Casa Pequeno Davi elege nova diretoria
Déa Limeira, ex-coordenadora do Setor de Iniciação Profissonal e Cultura da Casa, assumirá a função de Diretora.
Aguns membros da nova diretoria: Da esquerda para direita:
Mário Dutra, Angélica Maia, José Luiz, Maria Déa, Gustavo e Mirley Jones.
A Assembléia Geral, realizada no dia 26 de julho, elegeu a nova diretoria da instituição para o exercício agosto/2006 a stembro/2008. Como instância maior, a Assembléia reuniu-se com dois objetivos: eleger os membros para a próxima gestão e aprovar alterações no Estatuto da entidade. A nova gestão assume as funções a partir do dia 1º de agosto, uma vez que a gestão atual permanece nas funções até o próximo dia 31 de julho.
No momento de discurso pelo encerramento da gestão, a vice-presidente, Vetúria Leite (na foto: é a 4ª da esquerda para a direita) fez um apelo aos novos membros e demais participantes da Assembléia, continuar o trabalho priorizando sempre as crianças e adolescentes, e a educação como forma de transformar a sociedade.
Assessoria de Comunicação (83) 3241-5263
quinta-feira, julho 27, 2006
Crianças gravam spots para Difusora Comunitária Pequeno Davi
Uma atividade conjunta entre as oficinas de Ludo-Pedagógico e Música resultou na gravação de alguns spots (espécie de texto para rádio) que serão veiculados na Difusora Comunitária Pequeno Davi. As crianças do Ludo criaram frases e textos para gravação demonstrando interesse e gosto pela comunicação através do rádio. Ouvir a própria voz depois de gravada foi motivo de alegria para as crianças.
Momento de criação das frases...
O objetivo da atividade foi envolver as crianças e trabalhar o tema do Estatuto da Criança e do Adolescente através dos artigos que abordam os direitos à educação, saúde, lazer e convivência comunitária.
Assessoria de Comunicação (83) 3241-5263
quarta-feira, julho 26, 2006
Visita do PSF foi um sucesso na Casa Pequeno Davi
A visita do Programa de Saúde na Família (PSF), realizada no dia 25 de julho(terça) foi um sucesso. As crianças do Ludo-Pedagógico, das turmas da manhã e da tarde foram atendidas pela de dentista e enfermeira que fizeram e aplicação de flúor. As estagiárias de Nutrição fizeram medição e pesagem das crianças. A pediatra atendeu e encaminhou todas as crianças para exames de rotina no PSF da comunidade.
segunda-feira, julho 24, 2006
PSF realiza atividades na Casa Pequeno Davi
Nesta terça-feira(25) crianças e adolescentes das atividades do Ludo-Pedagógico da Casa Pequeno Davi participam de palestras e atividades realizadas pelo Programa de Saúde da Família - Roger II. Para contemplar todas as turmas, a atividade acontecerá nos horários da manhã e da tarde.
Assessoria de Comunicação (83) 2341-5263
sábado, julho 22, 2006
Educadores(as) do FJE participam de capacitação
A primeira capacitação do Projeto aconteceu na Escola Piollin, um dos parceiros do Projeto Escreveu e Leu Arte Nasceu.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho aconteceu a capacitação Produção Textual e Arte, para os educadores do Projeto Escreveu e Leu Arte Nasceu realizado com o apoio do Fundo Juntos pela Educação (Instituto C&A, Instituto Arcor e Fundação Vitae).
O projeto é desenvolvido em parceria entre a Casa Pequeno Davi e as escolas municipais: Santos Dumont, Frei Afonso, João Coutinho e Escola de Educação Especial (Edesp) além da Ong Escola Piollin que acolheu os(as) participantes da capacitação.
Assessoria de Comunicação Casa Pequeno Davi (83) 3241-5263 / Fotos: Rose Veloso
sexta-feira, julho 21, 2006
Secretário de Educação do município de João Pessoa visita a Casa Pequeno Davi
O convênio entre a Casa Pequeno Davi e a Secretaria de Educação de João Pessoa foi um dos assuntos discutidos com a coordenação da instituição.
No dia 19 de julho (quarta) o Secretário de Educação do Município de João Pessoa (SEDEC), Walter Galvão, visitou a Casa Pequeno Davi para conhecer os trabalhos desenvolvidos na instituição. Além de conhecer a Casa, a visita teve como objetivo tratar do convênio entre a Casa e a SEDEC.
Na oportunidade foi entregue ao Secretário cartas elaboradas pelas crianças com sugestões de como gostariam que suas escolas fossem.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263
Fotos: Mirley Jonnes
Casa Pequeno Davi oferece curso de grafitagem
Um dos cursos oferecidos pela Casa Pequeno Davi no primeiro semestre de 2006 foi o curso de grafitagem ministrado pelo oficineiro Wilson Guerreiro.
Metodologia do curso
- O curso é dividido em três etapas: técnicas do rascunho e estilo de letras, conhecimento de cores e montagem de frases. No segundo momento é trabalhado o conhecimento e utilização do spray, além da diferença do uso do grafitagem arte e do grafite ilegal.
No terceiro módulo o curso explora os conhecimentos dos dois primeiros momentos, direcionando os participantes para o aspecto mais profissionalizante, como designer para camisetas, paredes.
Assessoria de Comunicação - 2341-5263 / Fotos: Marco Francisco
quinta-feira, julho 13, 2006
Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de formação para familiares
A formação dos grupos de familiares da Casa Pequeno Davi teve como tema os 16 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Setor Psicossocial reuniu neste dia 12 de julho, os grupos de familiares veteranos e novatos para discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo a Articuladora Política da Casa, Rose Veloso, foi enfocado o aspecto histórico da legislação relativa à criança e ao adolescente fazendo um breve quadro comparativo entre o extinto Código de Menores e o Estatuto.
De maneira descontraída os familiares foram convidados a julgar situações de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes e também relembramos espaços de denúncia e defesa desses direitos, tais como: Conselho Tutelar, Programa Sentinela, Delegacia Regional do Trabalho, Delegacia da Infância e da Adolescência.
Cada familiar foi convidado a se tornar defensor dos direitos da criança e do adolescente, convite que estendemos a todos/as acreditam que o Estatuto seja efetivado.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 13/07/1990) completa neste dia 13 de julho, dezesseis anos de criação. E continua em pauta nas discussões de entidades (que atuam na defesa da infância e adolescência), poder público e sociedade civil.
Texto: Joelma Oliveira / Rose Veloso
segunda-feira, julho 10, 2006
Cantor português lança CD e contribui com a Casa Pequeno Davi
Capa do CD
No dia 08 de julho de 2006 o cantor Português Zezé Miranda fez um evento na Alemanha para divulgar seu CD que tem como faixa principal Lo Troverò. O CD foi lançado em junho desse ano com o objetivo de contribuir com as atividades da Casa, através das suas vendas, repassando 1,00 euro por cada CD vendido.
A Casa Pequeno Davi é muito grata ao amigo Zezé Miranda por essa iniciativa e a todos e todas que vem contribuindo com os trabalhos da instituição ao adquirir o CD.
O cantor José Miranda é português radicado na Alemanha. Ele conheceu o trabalho desenvolvido pela Casa Pequeno Davi, através de um amigo, jogador de futebol, pessoense que atua em Portugal.
Assessoria de Comunicação - (83) 3241-5263
terça-feira, julho 04, 2006
Catavento lança campanha contra a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes
O Programa de Combate às piores formas de trabalho infantil na Paraíba (Projeto Catavento) lançou, em Patos-PB, a campanha: Exploração Sexual Comercial de crianças e adolescentes não é brincadeira, é CRIME.
A realização da Campanha é do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti), Projeto Catavento (Casa Pequeno Davi) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A campanha tem o apoio da Rede Interinstitucional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi).
A campanha tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Patos e a Secretaria Ação Social desse município, Pastoral do Menor (Diocese de Patos) e o Programa Sentinela.
O Programa vem sendo implementado desde 2004 e tem entre seus objetivos: produzir e disseminar conhecimentos sobre o trabalho infantil, promover ações preventivas para retirar crianças e adolescentes do trabalho, sensibilizar e capacitar agentes sociais e operadores do direito para atuar no combate ao trabalho infantil.
Você sabia?
- A Exploração Sexual Comercial é considerada uma das piores formas de trabalho infanto-juvenil pela OIT.
- Na Paraíba, milhares de crianças e adolescentes são explorados sexualmente, sendo induzidos ou forçados a praticarem relações sexuais para gerar ganhos econômicos.
- O silêncio das vítimas e da sociedade contribui para que a exploração sexual como forma de trabalho infantil deixe para trás as brincadeiras e os sonhos de meninas e meninos em nosso Estado.
- Você pode ajudar a acabar com esse problema, denunciando sempre que desconfiar que alguma criança ou adolescente está sendo vítima desse tipo de crime.
Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi - 83 - 3241-5263 /Projeto Catavento: 83 - 2107-7639
Subscrever:
Mensagens (Atom)