quarta-feira, abril 05, 2006

Formação do povo brasileiro será discutida no 2º programa de TV Ponto a Ponto de 2006

O segundo programa Ponto a Ponto de 2006 da série que trata da Educação Cidadã e Mobilização Social, que a Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional produz em parceria com a Rede BB Fome Zero, será dia 10 de abril, segunda-feira, das 16h15 às 18h, horário de Brasília-DF. O objetivo deste programa de TV é aprofundar a formação do povo brasileiro, buscando descobrir a origem de problemas que permanecem até hoje como o racismo, a situação dos indígenas, as políticas públicas para estas populações específicas do Fome Zero.
Estarão nos estúdios da TV BB, o antropólogo Roque de Barros Laraia, professor emérito da Universidade de Brasília e autor do livro: Cultura: um conceito antropológico”. O professor integrou a primeira turma do Curso de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional, em 1960. Desde então, dedicou-se integralmente à Antropologia, em particular à Etnologia Indígena. Aluno de Florestan Fernandes, Roque Laraia procurou em seus estudos analisar tanto a relação entre índios e brancos, em parceria com Roberto Da Matta, quanto a organização social e a cosmologia ameríndia, em Tupi: índios do Brasil atual.
Também participará do debate a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Militante do movimento negro e feminista, Matilde cursou serviço social na PUC de São Paulo onde também fez mestrado em Psicologia Social e atualmente cursa o doutorado em Serviço Social. Integrou o grupo que elaborou o programa de governo de Lula para o combate ao racismo. Ela também fez parte do grupo fundador da Soweto Organização Negra, em São Paulo, integrou o Fórum de Mulheres Paulistas e Brasileiras e o Movimento Nacional de Mulheres Negras.
Esta série de programas sobre Educação Cidadã e Mobilização Social, realizada em parceria com a Rede BB Fome Zero, teve início em 2005 e já aprofundou temas como Mobilização Social, Erradicação da Fome no Brasil, Fundamentos da Educação Popular, entre outros. A média de participação, em cada programa, é de 120 perguntas oriundas das diferentes regiões brasileiras. O primeiro programa de 2006, realizado dia 10 de março, discutiu o tema Mulher, Trabalho e Geração de Renda.
O objetivo desta série de programas de TV é interligar toda a Rede de educadores estaduais, ao vivo, por meio da discussão de assuntos importantes para a mobilização social e educação cidadã no Brasil. Também utilizaremos este canal de comunicação para diminuir a distância entre as ações governamentais e as bases sociais.
Toda produção dos programas é de responsabilidade da área de comunicação do Talher Nacional, ligado ao Gabinete de Mobilização Social da Presidência da República. O Banco do Brasil oferece a estrutura do programa TV Ponto a Ponto, além de cerca de 2.500 pontos no Brasil onde é possível acessar o Ponto a Ponto. O programa é realizado no estúdio da TVBB, no mesmo edifício onde fica o Centro Cultural do Banco do Brasil. As pessoas participam com perguntas, por fone: 61 – 3310-7319, ou fax: 61 – 3310-7314.
Mais informações: Talher Nacional – Falar com Willian Bonfim - Fone: (61) 3411-3899 - Fax: (61) 3310-9511 - E-mail: willian.bonfim@planalto.gov.br

4 comentários:

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

I find some information here.

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»