quinta-feira, abril 28, 2011

Muriçoquinhas doa brinquedos para a Casa

A Casa Pequeno Davi recebeu vários brinquedos, na manhã desta quinta, da parceria com o Bloco Muriçoquinhas. Os brinquedos foram doados pelas crianças do Colégio Lourdinas. São brinquedos novos e usados, mas que ainda estão em boas condições de alegrar as crianças por muito tempo.
De acordo com a presidente do Bloco, Eliane Holanda, a ideia é realizar a campanha de doação de brinquedos nas escolas.
As crianças já aproveitando os brinquedos

Equipe no momento da entrega: as crianças no momento da entrega dos brinquedos.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

quarta-feira, abril 27, 2011

Municípios paraibanos participam de capacitação Selo UNICEF


Os municípios paraibanos inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2009-2012 participam da 8ª rodada de capacitações. O objetivo dessa rodada é subsidiar os municípios para a realização do II Fórum Comunitário que faz parte da metodologia do Selo.

De acordo com o UNICEF, no I Fórum a comissão Pró-Selo e a comunidade realizaram a análise sobre a situação da infância e da adolescência no seu município. Agora, o município deverá realizar o II Fórum Comunitário para comparar a situação diagnosticada no I Fórum Comunitário e as melhorias obtidas.
Pela importância da participação qualificada dos adolescentes em todo o processo da mobilização municipal em prol do SELO UNICEF, inclusive, nos fóruns comunitários, a capacitação também vai abordar o tema: Adolescência: Competências para a vida – Trilhando os caminhos de cidadania. A Capacitação será coordenada pelo UNICEF, em parceria com a Casa Pequeno Davi.

Programação

Horário  / Atividade
08:30 Abertura: UNICEF, Parceiros e governo Municipal
08:45 Dinâmica de acolhimento
09:00 Exposição e debate: Metodologia para realização do II Fórum Comunitário
10:45 Lanche
11:00 Adolescência: Competências para a vida – Trilhando os caminhos de cidadania.
13:00 Encerramento

Visite: Selo UNICEF


Assessoria de Comunicação - 3241 5263 | casapequenodavi@pequenodavi.org.br

terça-feira, abril 26, 2011

Flash mob contra o trabalho infantil

De 27 de abril a 06 de maio o Projeto “Brincadeira é coisa de criança trabalho infantil não!” promove ações da campanha com o mesmo tema em 04 municípios com o objetivo de alertar sobre a situação do trabalho infantil no Estado. O flash mob é uma ação rápida de cerca de 40 minutos, nos semáforos, para distribuir material informativo e educativo com a população.
A ação faz parte do projeto que atende 913 crianças e adolescentes com atividades artísticas e culturais e mobiliza a comunidade local para a intervenção juntos aos órgãos públicos nos quatro municípios de atuação – João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Sapé.
O Projeto é desenvolvido em parceria pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida com o patrocínio da Petrobras, através do repasse ao Fundo da Infância e Adolescência e apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB).
Calendário nos municípios:
- Bayeux - 27 de abril – na faixa de pedestre da Avenida Liberdade, próximo ao Mega Nordeste - das 14h30 as 15h30.
- Santa Rita - 28 de abril - Ponto dos alternativos em Várzea Nova – 15 às 16h. - João Pessoa – 29 de abril Mangabeira – 09 às 10h no semáforo do Mercado de Mangabeira Grotão/ Geisel – 09 às 10h no semáforo da Feira do Grotão Centro – 11 às 12h no Semáforo da Lagoa – próximo ao Edifício Manoel Pires.
- Sapé- 06 de maio - no sinal de Sapé – das 11h às 12h.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br Foto: Joelma Oliveira (Flash mob realizado em 2009, Centro de João Pessoa)

Ação Criança Não é de Rua

A mobilização Criança Não é de Rua aconteceu no dia 20 de abril na Praça João Pessoa, centro da capital paraibana. Crianças, adolescentes, educadoras(es), representantes de instituições governamentais e não governamentais foram à Praça para reivindicar políticas públicas para as crianças e adolescentes em situação de rua.
As cruzes foram usadas simbolicamente para lembrar as crianças e adolescentes que estão em situação de rua, que têm os direitos negligenciados e as(os) que morreram vítimas das várias formas de violência.
O recado foi dado por quem participou da atividade, lembrando os direitos e o compromisso de cada um(a) com a garantia dos direitos da infância e adolescência.
A Casa Pequeno Davi esteve presente com as crianças, educadoras(es) e coordenação.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br Fotos: Joelma Oliveira

terça-feira, abril 19, 2011

Muriçoquinhas faz doação para a Casa Pequeno Davi

Nesta terça, 19 de abril, a presidente do Bloco Muriçoquinhas doou para a Casa Pequeno Davi o valor de três mil reais. A doação é resultado da parceria entre a Casa e o maior bloco de carnaval infantil da Paraíba. Desde 2009, o bloco realiza campanha para colaborar com o trabalho da Casa Pequeno Davi. A doação foi feita pela presidente do bloco Eliane Holanda à coordenadora geral Cláudia Costa que agradedeu em nome de todas as crianças, adolescentes e educadores(as).
A parceria
Nos anos de 2009 e 2010, no dia do desfile do bloco, a sociedade foi convidada a doar gêneros alimentícios como leite, achocolatado e afins que eram repassados à Casa. Este ano a doação foi de brinquedos.
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Grupo de Dança se apresenta no Abril pro Bem

O grupo de dança da Casa Pequeno Davi se apresentou hoje, 19, na programação cultural do evento Abril pro Bem, promovido pelo Shopping Tambiá. O evento que começou no dia 1º de abril encerra nesta quarta 20. Várias entidades sociais estão com stands na Praça de Eventos do Shopping divulgando suas ações e captando recursos para as atividades.
O grupo é acompanhado pela educadora Izzah Ribeiro que desenvolve um trabalho com danças moderna, contemporânea e afro.
O grupo demonstra muita dedicação ao que faz. Resultado lindas coreografias. Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Atividade estimula alimentação saudável

Estudantes de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba realizam atividade de pesagem com crianças, adolescentes da Casa Pequeno Davi.
O objetivo do acompanhamento é orientar a alimentação, conscientizar para a necessidade de uma alimentação saudável incluindo no cardápio as frutas e verduras responsáveis, por exemplo, pelo estímulo à memória.
Pesos e medidas foram avaliados para saber o indíce de massa corpórea (IMC) ideal para cada criança
As crianças gostaram da experiência. Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

segunda-feira, abril 18, 2011

Família Nortmeyer visita Casa Pequeno Davi

A família alemã Nortmeyer está no Brasil para visitar a filha mais nova, Astrid. Desde agosto de 2010, Astrid desenvolve um trabalho voluntário na Casa Pequeno Davi. Durante a visita os pais e a irmã da jovem conheceram o trabalho da instituição.

Astrid Nortmeyer olha os brinquedos que vão ser doados à Casa.

O casal aproveitoui para entregar os brinquedos e jogos infantis enviados pela comunidade da qual fazem parte. A comunidade já contribui com as ações da Casa Pequeno Davi há 15 anos.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Poema e poesia ao pé do ouvido

No dia 16 de abril, em comemoração ao Dia do Livro, a equipe do Polo de Leitura na Rede levou uma atividade bastante interativa. Dentro da progração cultural do evento Abril pro Bem, do Tambiá Shopping, educadores(as) e mediadores(as) de leitura realizam o "sopro literário".
As pessoas que passavam pela Praça de Eventos do Shopping podiam ouvir várias poesias e poemas de vários escritores brasileiros.
As crianças aproveitaram o momento da mediação da leitura... e os adultos também.
Atualmente o Polo está composto pelas Aldeias Infantis SOS Brasil - Paraíba, Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APÔITCHA), Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand, Casa Pequeno Davi (CPD) e Associação Educativa Livro em Rodas (AELER) e conta com a parceria do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Programa Prazer em Ler.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

sexta-feira, abril 15, 2011

Intercâmbio de adolescentes: eu e a comunidade

O tema da reunião do intercâmbio de adolescentes desta sexta, 15 de abril, foi "Eu e a comunidade". A conversa giroui em torno do bairro - o que tem de bom; o que pode melhorar. O grupo se encontra quinzenalmente, nos dois turnos, com representações diferentes para não atrapalhar o horário das aulas nas escolas.
As reuniões são acompanhadas por Rose Veloso, articuladora da instituição e pela educadora Lindalva Nunes e sempre pautam temas do cotidiano da instituição e da comunidade.
As crianças e adolescentes destacam que na comunidade onde moram, o Roger, tem muita coisa boa que precisa ser mostrada como o ginásio, posto de saúde, as escolas, as igrejas. Assim como apontaram o que precisa melhorar: a questão do meio ambiente como o saneamento porque existe muito esgoto a céu aberto e lixo jogado nas ruas; espaços de lazer para a comunidade como as praças; existência de bibliotecas públicas.
Entre outras questões lembraram de que precisa melhorar o transporte e a educação no trânsito.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Sopro Literário

Atividade para comemorar o Dia Nacional do Livro
O Polo de Leitura na Rede realizará nesta sábado, dia 16 de abril um Sopro Literário, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. A partir das 15h na Praça de Eventos do Shopping Tambiá, mediadoras(es) de leitura de diversas instituições que atuam promovendo ações que estimulam o gosto pela leitura na região metropolitana de João Pessoa, estarão recitando poemas e contando histórias infantis, para os passantes, crianças, jovens e adultos, que sentirem-se estimulados a ouvir uma boa história, ou apreciar um poema recitado ao pé do ouvido.
A atividade que antecipa a comemoração do dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato, está inserida na programação do Abril pro Bem, que teve inicio no dia 01 de abril e se estenderá até o próximo dia 20.
O Polo de Leitura
O Polo de Leitura na Rede é uma estratégia de articulação em rede, constituída por cinco instituições educativas que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em condição de pobreza social. Atualmente o Polo está composto pelas Aldeias Infantis SOS Brasil - Paraíba, Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APÔITCHA), Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand, Casa Pequeno Davi (CPD) e Associação Educativa Livro em Rodas (AELER) e conta com a parceria do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Programa Prazer em Ler.
Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento cultural de crianças, adolescentes e jovens, através de ações em rede que estimule a democratização do acesso, o gosto e a fruição literária, incorporando estas ações a rotina cotidiana dos habitantes da Região Metropolitana de João Pessoa, na perspectiva de uma sociedade leitora.

Texto: José Benedito (Bené)

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

quinta-feira, abril 14, 2011

Plano de proteção à criança e ao adolescente

Na quarta-feira, dia 13 de abril, teve inicio mais uma ação de proteção à criança e adolescente na Casa Pequeno Davi. Acompanhados dos educadores Ilson Moraes e Lindalva Nunes as crianças e adolescentes, que não fazem parte do coral, foram convidadas a participar de uma conversação que aborda o tema deste mês: ”Saúde pessoal e saúde coletiva”.
Essa iniciativa além de evitar que os educandos e educandas fiquem fora do espaço da instituição, expostos aos riscos que a rua oferece, além de provocar a discussão sobre como adotar hábitos de auto cuidado, as condições de saúde na comunidade observando os fatores intervenientes que possam comprometer a saúde coletiva.

(Texto: Ilson Moraes)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Saúde pessoal e coletiva

O tema da reunião do mês de abril com os familiares foi sobre "Saúde pessoal e coletiva". No dia 12 a formação aconteceu na Casa Menina Mulher e no dia 13, na Casa Pequeno Davi. Com a assessoria da fisioterapeuta Daniela Pimentel, do Distrito Sanitário - Unidades II e II (Roger) os(as) participantes discutiram sobre o tema.
Na opinião de Noeli Lopes, do Setor Psicossocial da Casa, a formação teve como ponto positivo, álém da temática, a assessoria. "Os familiares se sentiram à vontade para interagir com a facilitadora por ser de um espaço da própria comunidade", disse Noeli.

Assesoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

terça-feira, abril 12, 2011

Coral se apresenta no Shopping Tambiá

A apresentação do Coral Canto Pequeno, neste dia 11 de abril, foi parte da programação cultural do Abril pro Bem promovido pelo Shopping Tambiá. O evento começou no dia primeiro e se estenderá até o dia 20 de abril, na Praça de Eventos.
O coral, atividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é formado por crianças, adolescentes e educadores(as) sob a regência de Socorro Estrela e Rosana Diogo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

segunda-feira, abril 11, 2011

Teatro de bonecos sobre prevenção à dengue

De forma lúdica, as dicas de prevenção à dengue foram dadas pelo Teatro de bonecos apresentado na tarde desta segunda, 11 de abril, para as crianças da Casa Pequeno Davi.
Com a mensagem "viver bem", agentes de saúde do Distrito Sanitário IV interagiram com o público informando as formas de contaminação, sintomas e como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue: Aedes Aegypti.
Vamos ficar espertos/as!
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Educação de qualidade: experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas

Educação de qualidade: experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas
A publicação será apresentada na Paraíba no dia 13 de abril, às 8h30, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). A Casa Pequeno Davi e a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes são os parceiros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Estado, nas ações do Programa O Direito de Aprender.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

sexta-feira, abril 08, 2011

Coral se apresenta no "Abril pro Bem"

O Grupo de Flauta se apresentou no dia 05 de abril na programação cultural do Evento Abril pro Bem promovido pelo Shopping Tambiá. O evento vai até o dia 20 de abril, na Praça de Eventos. A Casa e mais nove instituições estão participando da ação do Shopping. Acompanhadas pelo educador Gabriel Silva, as crianças se saíram muito bem, como sempre.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

Bazar

O bazar desta sexta, 08 de abril aconteceu com os produtos doados pela Receita Federal. Diversos produtos - brinquedos, vestuário, utensílios domésticos, eletroeletrônicos.

A comunidade sempre participando para colaborar com as ações da Casa Pequeno Davi.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br

sexta-feira, abril 01, 2011

Eu e a comunidade

Acompanhados pelos educadores Ilson Moraes, Francisco de Assis, Adenise da Silva e Lindalva Nunes os alunos das oficinas de artes visuais, dança e recreação da Casa Pequeno Davi, fizeram uma expedição fotográfica pelo bairro do Roger (baixo Roger) para trabalhar a temática do mês de Março,” Quem somos nós? Eu e a comunidade”.

Esse tema ressalta a importância de estarmos atentos e atuantes as necessidades da comunidade. Na caminhada os educandos e educandas, que já haviam discutido sobre responsabilidades tanto dos órgãos públicos como do cidadão, puderam fazer uma apanhado fotográfico de algumas irregularidades existentes no bairro. Com muita propriedade registraram e discutiram sobre o que puderam registrar, mas não só coisas negativas foram ressaltadas, boas ações dos populares e da própria prefeitura puderam ser vistas.
Chamou a atenção de muitos uma casa onde o morador aproveitou os capacetes para colocá-los como floreiras, esta casa e as demais estavam bem pintadas e a rua limpa. Uma moradora fazia e limpeza da calçada juntando o lixo espalhado pelos que ali passaram, percebendo a ação da moradora os/as educando/das comentaram que cada um como aquela cidadã tem que fazer sua parte e exigir que os órgãos competentes façam o que é de competência dos mesmos.

Texto: Ilson Moraes

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@pequenodavi.org.br